A busca do Grêmio por um primeiro volante tem uma razão maior do que o simples fortalecimento do elenco, em meio ao desgaste da temporada. O técnico Renato Portaluppi identificou a carência de um camisa 5 mais clássico, pois entende que Lucas Silva é um meio-campista mais ofensivo, assim como Maicon e Matheus Henrique.
Contratado em janeiro, Lucas Silva costuma atuar à frente da zaga por falta de outras alternativas, já que o treinador quer dar maior liberdade aos atletas mais criativos ou rápidos. Contudo, no mundo ideal do comandante, o ex-jogador do Cruzeiro disputaria posição com esses jogadores de mais mobilidade.
A preferência de Renato é ter um volante no estilo “cão de guarda”, com mais vigor na marcação para proteger a defesa. Por essa razão, o técnico insistiu para que o clube contratasse Wellington Martins, do Athletico-PR, negociação que acabou não dando certo.
Hoje, o único atleta com essas características no grupo gremista é o garoto Lucas Araújo, 21 anos, que ainda não está pronto, na avaliação da comissão técnica. Por isso, enquanto o camisa 5 não for contratado, Lucas Silva seguirá sendo o jogador desta função.
Além de um volante marcador, o Grêmio busca também um meia, para ser uma alternativa a Jean Pyerre, e um centroavante, para disputar posição com Diego Souza.