Após ter sido derrotado pelo Santos, na Vila Belmiro, no domingo (11), o Grêmio volta a jogar na Arena na noite desta quarta-feira (14), a partir das 19h15min, diante do Botafogo, em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro. Apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, o Tricolor precisa da vitória para se afastar novamente da parte de baixo da tabela. O retorno de Geromel após quase um mês é um dos trunfos da equipe de Renato Portaluppi.
Geromel não atua desde 16 de setembro, na derrota por 2 a 0 para a Universidad Católica, pela Libertadores, no Chile. Ele sentiu um problema muscular no primeiro tempo da partida, quando o placar ainda estava em 0 a 0. Depois, o zagueiro testou positivo para covid-19 e teve o tempo de ausência na equipe estendido. No período, o Grêmio disputou sete jogos e em apenas dois não teve a defesa vazada.
Diante do Botafogo, Geromel ainda deverá ser acompanhado por Rodrigues na zaga. Mesmo que tenha voltado a treinar depois ter sido constatado com covid-19 na mesma rodada de testes de Geromel, Kannemann deve ser preservado nesta noite para ficar à disposição diante do São Paulo, no final de semana. A defesa ainda tem os desfalques de Paulo Miranda, que deixou o jogo contra o Santos lesionado, e David Braz, expulso na Vila Belmiro.
Multicampeão pelo Grêmio nos anos 1990, o ex-zagueiro Adilson Batista ressalta que, além da qualidade, a volta de Geromel representa um ganho também de liderança que pode ser fundamental para um time que busca recuperação no Brasileirão.
— A volta do Geromel é a volta de um capitão, de um líder, de um jogador muito importante. É um atleta que o grupo todo respeita, que tem uma liderança. Mais que o momento, é um jogador que representa muito por todas as conquistas recentes que teve pelo clube e isso é visto pelos adversários — ressalta o ex-defensor gremista.
O comentarista dos canais Sportv Carlos Eduardo Lino aponta para a dificuldade que o Grêmio tem tido no Brasileirão diante de tantas mudanças na equipe. Ele cita que o retorno de Geromel é um primeiro passo para Renato reencontrar uma formação ideal a partir da defesa para a sequência da temporada.
—O Grêmio passa por uma reformulação e ainda está se encontrando. Só o retorno de um jogador importante como o Geromel, parte da dupla titular da zaga, já dá um alento para melhorar no Campeonato Brasileiro — projeta.
Além de Geromel na defesa, Renato Portaluppi contará com o retorno Matheus Henrique após suspensão. Maicon, que já entrou no segundo tempo diante do Santos, também pode começar a partida desta noite. No ataque, Alisson volta a ficar à disposição após ter sido preservado nas duas últimas partidas por conta de um desconforto muscular.
—A gente passou por um momento difícil, onde equipe ficou fragilizada. Agora, a tendência é melhorar muito. Tenho certeza que voltaremos a jogar da nossa forma, com posse de bola e sufocando o adversário. Com o grupo todo à disposição, tenho certeza de que faremos bons jogos. Confio que teremos condições de nos recuperarmos segundo turno do Brasileiro — avaliou o atacante Diego Souza em entrevista coletiva nessa terça-feira (13).
O Grêmio buscará nesta noite apenas a sua terceira vitória na Arena neste Brasileirão. Além dos triunfos sobre Fluminense e Coritiba, o Tricolor soma quatro empates e uma derrota como mandante na competição. Adversário gremista, o Botafogo está invicto fora de casa. O Alvinegro tem uma vitória como visitante, na última rodada sobre o Sport, e seis empates.