A janela para contratações vindas do Exterior chegou e o Grêmio se movimenta na direção de seus alvos. O centroavante argentino Diego Churin, do time paraguaio Cerro Porteño, seria um deles. O portal Uol diz que as negociações estariam avançadas, e o Tricolor teria feito contraproposta com expectativa positiva. No meio-campo, Júnior Urso, ex-Corinthians, atualmente no Orlando City, dos EUA, teria sido oferecido à direção gremista.
Em contato com a reportagem de GZH, nesta quinta-feira (15), o vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Luz, negou ambas negociações. O empresário de Churin não retornou as tentativas de contato. Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Botafogo, na quarta-feira (14), o dirigente reiterou as necessidades gremistas por reforços, mas com critérios:
— Trazer um nome só para desembarcar no aeroporto e dizermos que estamos atendendo às expectativas da torcida e da imprensa, não faremos. Acho que a grande contratação que o Grêmio fez este ano foi a manutenção do Pepê.
Os possíveis reforços
Diego Churin
Aos 31 anos de idade, o centroavante argentino de 1,87 metro de altura está desde 2017 no Cerro Porteño, do Paraguai. Em 2020 fez sete gols e deu uma assistência em 19 jogos. Diego Churin Puyo nasceu em Arroyo Dulce e começou a carreira no Juve Pergamino, sendo rapidamente negociado com o Independiente, em 2007. No time de Avellaneda ficou até 2013, quando trocou a Argentina pelo futebol chileno. Curicó, Universidad Concepción e Unión Española contaram com o futebol dele, que só deslanchou no empréstimo para a última. Após fazer 20 gols em 36 partidas, na temporada de 2017, foi para o Cerro Porteño, onde segue até hoje.
Conquistou a Copa do Chile em 2015, com o Universidad Concepción, além do Clausura (segundo turno) de 2017, e do apertura (primeiro turno) de 2020, no Campeonato Paraguaio.
Júnior Urso
O volante ex-Corinthians e Atlético-MG atua no Orlando City, dos Estados Unidos, desde janeiro de 2019. Aos 31 anos, Ocimar de Almeida Júnior começou no Santo André e passou por Avaí, em Santa Catarina, e o Paraná, onde foi campeão estadual com o Coritiba em 2013, antes de chegar ao time mineiro. De lá, foi comprado pelos chineses do Shandong Luneng, onde venceu a Super Copa do país.
Ele tem 14 partidas e três gols marcados na atual temporada. Segundo apurou o GE, Urso também teria sido oferecido ao Inter no momento da eminente saída do Edenilson, que não se concretizou.