A vitória no Gre-Nal trouxe tranquilidade para o Grêmio encaminhar sua vaga às oitavas de final da Libertadores. Com sete pontos, o Tricolor passou a dividir a liderança do Grupo E com o próprio Inter — o rival ainda leva vantagem no saldo de gols: 3 a 1. Os comandados de Renato Portaluppi terão, no entanto, a vantagem de fechar a fase de grupos jogando as duas últimas rodadas na Arena.
Primeiro, na próxima terça-feira (29), o duelo é contra a Universidad Católica. Depois, no dia 22 de outubro, será a vez de receber o América de Cali. Confira a combinação de resultados necessária para que o time avance no torneio continental:
Vitória sobre a Católica
O melhor cenário, claro, seria uma vitória diante dos chilenos na semana que vem. Assim, o Grêmio chegaria a 10 pontos na tabela de classificação. E, caso o Inter vença o América de Cali, na Colômbia, os rivais de Porto Alegre estariam matematicamente classificados, restando brigar, na última rodada, pela liderança da chave.
Outro cenário que daria a classificação ao Tricolor é um empate em Cali, já que os colombianos poderiam alcançar, no máximo, os oito pontos. Caso o Colorado seja derrotado, aí o suspense permaneceria até o final de outubro, com todos os componentes tendo chance de classificação.
- Grêmio: 13, 11 ou 10pts
- Inter: 13, 11, 10, 8 ou 7pts
- América de Cali: 10, 7, 5 ou 4pts
- Universidad Católica: 7, 5 ou 4pts
Empate com a Católica
Um empate contra os chilenos, na próxima semana, faria com que o Grêmio chegasse a oito pontos. Neste cenário, o melhor seria que o Inter vencesse seu compromisso pela quinta rodada, assumindo a liderança isolada da chave, mas dando a chance de o Tricolor jogar por um empate na última rodada, contra um América de Cali já eliminado.
O mais preocupante seria se os colombianos pontuassem diante do Inter, o que deixaria o time de Renato na obrigação de não perder em outubro, contra o mesmo América.
- Inter: 13, 11, 10, 8 ou 7pts
- Grêmio: 11, 9 ou 8pts
- América de Cali: 10, 7, 5 ou 4pts
- Universidad Católica: 8, 6 ou 5pts
Derrota para a Católica
Em caso de derrota, os próprios chilenos igualariam os sete pontos do Grêmio. A partir de então, o melhor seria torcer para que o Inter vencesse o América de Cali, na Colômbia. Do contrário, o Tricolor receberia os colombianos, na última rodada, precisando de uma vitória simples ou um empate — desde que a Católica não saia vitoriosa, em casa, contra os colorados.
Pode acontecer também de a equipe passar de fase perdendo seus dois próximos jogos, mas estaria na dependência de que os chilenos fossem derrotados pelo Colorado, em Santiago, e ainda que seu saldo de gols permanecesse maior — atualmente, o saldo gremista é de um, enquanto o dos clubes estrangeiros é -2.
- Inter: 13, 11, 10, 8 ou 7pts
- Grêmio: 10, 8 ou 7pts
- Universidad Católica: 10, 8 ou 7pts
- América de Cali: 10, 7, 5 ou 4pts
Confira os jogos restantes do Grupo E:
5ª rodada
29/9 (terça-feira), às 19h15min: Grêmio x Universidad Católica
29/9 (terça-feira), às 21h30min: América de Cali x Inter
6ª rodada
22/10 (quinta-feira), às 21h30min: Grêmio x América de Cali
22/10 (quinta-feira), às 21h30min: Universidad Católica x Inter