O Grêmio fez a sua parte e venceu a Universidad Católica por 2 a 0 na noite desta terça-feira (29). Assim, chegou aos 10 pontos no Grupo E da Libertadores e assumiu a liderança da chave. A classificação antecipada às oitavas de final, porém, só veio mais tarde, com o empate em 0 a 0 entre América de Cali e Inter.
Isso porque o Tricolor abriu cinco pontos de vantagem para a Universidad Católica e quatro em relação ao América de Cali. Com três pontos ainda em disputa, não tem como ser ultrapassado nem pelo time chileno nem pela equipe colombiana.
Na última rodada da fase de grupos, o Grêmio só poderia ser ultrapassado pelo Inter e, mesmo em segundo, se classificaria. O técnico Renato Portaluppi frisou, no entanto, que quer manter a liderança da chave.
Para isso, precisa apenas vencer o América de Cali na Arena, em 22 de outubro, se não quiser depender de outros resultados. Se empatar, o Inter não pode vencer. Caso a equipe colorada não vença a Católica, o Grêmio ficará em primeiro do grupo mesmo se perder.
Lembrando que, para as oitavas de final, os primeiros colocados ficarão em um pote, e os segundos em outro. Serão sorteados os confrontos entre os líderes e os vice-líderes do grupo — com o melhor colocado decidindo em casa. Nas etapas seguinte, a equipe de melhor campanha joga a volta nos seus domínios.