Apesar da sequência de quatro empates, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, garante que a sua equipe brigará pelo título do Brasileirão. A cinco pontos do líder Inter, o treinador afirmou nesta terça (25) que, na reta final da competição, o Tricolor estará na ponta de cima da tabela. O comandante disse ainda que está cansado de ver "cavalos paraguaios", expressão usada no futebol para definir equipes que arrancam bem, mas não conseguem se manter no topo por muito tempo.
— Todos os jogos que o Grêmio empatou merecia ter vencido. Só pegamos pedreira. O líder do campeonato, o Inter, está a cinco pontos da gente. O segundo colocado (Vasco) está a três pontos da gente, e o terceiro (Atlético-MG) está a 2 pontos da gente. O Grêmio mais uma vez está na final de um campeonato. E o Grêmio no Brasileirão vai muito bem, obrigado. Estou cheio de ver cavalo paraguaio por aí. Eu quero ver na reta final. O Grêmio está a uma vitória do segundo colocado. De cavalo paraguaio eu estou cheio. O meu grupo vai brigar pelo título, não tenho dúvida alguma — declarou Renato, em entrevista coletiva virtual.
O treinador enalteceu ainda a possibilidade de o Grêmio conquistar o tricampeonato gaúcho, nas finais contra o Caxias, nesta quarta-feira e no domingo. A última vez que o Tricolor venceu o Gauchão por três vezes consecutivas foi em 1987, sob o comando de Luiz Felipe Scolari.
— Há mais de 30 anos o Grêmio não consegue o tricampeonato. Vamos em busca. Estamos quebrando recordes e esse é mais um que podemos quebrar depois de muitos anos. É um título muito importante. É a primeira competição que vai acabar neste ano. Respeitamos muito o Caxias. Mas não posso deixar de falar que a minha equipe vai jogar para ganhar e está preparada pra ser campeã. O jogador entra na história do clube ganhando títulos. Temos essa oportunidade. Seria o sétimo titulo nessa minha passagem — completou.
Para o jogo de ida contra o Caxias, nesta quarta, na Serra, Renato não terá o zagueiro Kannemann e o lateral Orejuela, suspensos. Além disso, o centroavante Diego Souza, lesionado, está fora. Em contrapartida, o lateral Victor Ferraz e o volante Maicon retornam ao time.
— Não perco com a saída do Panita (Orejuela) e do Kannemann. São dois grandes jogadores, mas eu tenho um grupo. Não fico lamentando a perda de jogadores. Quem jogar terá total confiança do treinador. Se o atleta está no grupo do Grêmio, é porque tem condições de vestir a camisa do clube. Meu grupo é rico em todos os sentidos — finalizou.
O Grêmio enfrenta o Caxias, nesta quarta, às 21h30min, no Estádio Centenário.