Depois de três anos, Grêmio e Renato Portaluppi voltam a encontrar o Novo Hamburgo em uma semifinal do Gauchão. Claro que em situações diferentes de 2017, quando o clube da Região Metropolitana foi campeão gaúcho. Naquele momento, o duelo separava o Noia apenas de dois jogos do título. Dessa vez, a partida vale pela semifinal do turno e quem avançar irá esperar Inter ou Esportivo para decidir a taça Francisco Noveletto Neto e só depois então duelar pelo título do Gauchão, contra o Caxias, vencedor do primeiro turno.
O Grêmio chegava em 2017 como favorito ao título do campeonato. Havia sido campeão da Copa do Brasil em 2016, jogava um futebol vistoso e o Tricolor entendia que poderia encerrar o jejum de seis anos sem títulos estaduais (algo que só foi ocorrer em 2018).
Após vencer o Veranópolis com facilidade nas quartas de final, os gremistas empataram em Porto Alegre com o Novo Hamburgo por 1 a 1, levando a decisão da vaga para a final para o Estádio do Vale.
Na casa do adversário, a equipe de Renato Portaluppi até saiu na frente com um gol de Lucas Barrios, aos 19 minutos do segundo tempo, mas logo tomou o empate com o zagueiro Julio dos Santos, aos 28, com um gol sofrido de bola aérea. O resultado levou a partida para os pênaltis, onde Lincoln, Pedro Rocha e Kannemann desperdiçaram suas cobranças e eliminaram o Tricolor na semifinal do Gauchão.
Foi o primeiro baque do treinador em sua terceira passagem no Grêmio e seu trabalho, inclusive, chegou a ser questionado por torcedores. Afinal, havia sido eliminado por um time tecnicamente e financeiramente inferior, aumentando a seca de títulos gaúchos.
Nesse final de semana, o cenário é diferente. Renato já está no clube há quatro temporadas, o time já está afirmado a mais tempo, tem na bagagem, além da Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e dois Campeonatos Gaúchos. Alguns jogadores gremistas são remanescentes daquela derrota, casos de Geromel, Kannemann, Marcelo Oliveira, Cortez e Everton. No último duelo entre os dois times, na quarta-feira (29), quando o Grêmio usou reservas, empate em 0 a 0. Resta saber como será o jogo decisivo.
Ficha do jogo de 2017
Novo Hamburgo (1)
Matheus; Léo, Júlio dos Santos, Pablo e Assis; Amaral, Renan Ribeiro, Preto e Juninho Silva; Branquinho (Lucas Santos) e João Paulo.
Grêmio (1)
Marcelo Grohe; Edilson (Barrios), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon e Ramiro; Léo Moura (Lincoln), Luan e Pedro Rocha; Bolaños (Arthur).