Bicampeão gaúcho, 2018 e 2019, o Grêmio entra na reta final do Estadual em busca do tricampeonato, o que alcançou pela última vez nos anos 1980 - quando chegou a enfileirar seis títulos entre 1985 e 1990. A conquista do Gauchão neste ano também valerá para Renato Portaluppi alcançar mais uma marca importante na história tricolor.
Atualmente, Renato soma seis títulos como treinador do Grêmio - todos obtidos na terceira passagem pelo clube, iniciada em setembro de 2016. Ele está a um de igualar Luiz Felipe Scolari, que conquistou sete taças pelo Tricolor. Os dois estão atrás apenas de Oswaldo Rolla, que liderou o clube em 10 títulos nas décadas de 1950 e 1960.
Por ter passado por duas cirurgias no coração nos últimos anos e ser considerado do grupo de risco do coronavírus, Renato esteve ausente do CT Luiz Carvalho na maior parte da preparação do Grêmio para o retorno do Gauchão, iniciada em 5 de maio. Ele retornou a Porto Alegre apenas no começo da semana, quando a prefeitura da Capital liberou as atividades com contato entre os atletas.
Foram oito semanas de atividades sem o treinador. Apesar disso, o conhecimento que Renato tem do elenco é visto pelo clube como um trunfo para a busca do tri do Gauchão.
— Fico muito feliz em estar de volta e poder estar perto do meu grupo novamente. Como disse desde o início, assim que os treinos táticos e coletivos estivessem liberados, eu estaria aqui. Vamos trabalhar porque temos uma maratona pesada pela frente — disse Renato, em sua volta à Capital.
Durante a parada, o Grêmio teve a saída do lateral-esquerdo Caio Henrique, que voltou para o Atlético de Madrid. Em compensação, o treinador deverá contar com os meias Thiago Neves e Jean Pyerre em melhor forma que no começo da temporada para escalar o seu esquema preferido.
Após perder a decisão do primeiro turno para o Caxias, o Grêmio iniciou o segundo turno com aproveitamento de 100% nas primeiras três rodadas diante de Juventude, Pelotas e São Luiz. O Tricolor terá logo na volta do Gauchão o Gre-Nal, em Caxias do Sul. Depois irá enfrentar Ypiranga e Novo Hamburgo.
Grêmio
- Número de atletas no elenco: 35
- Posição na classificação geral: 2º
- No segundo turno: três vitórias
- Calendário além do Gauchão: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores
- Retorno aos treinos: 5/5
- Técnico: Renato Portaluppi