Na conquista da Libertadores de 2017, o Grêmio teve como adversário na final o Lanús, da Argentina. Um ano antes, o clube havia sido campeão nacional. Um dos destaques do time era o centroavante José Sand, com 37 anos na época, que terminou a competição como artilheiro, com nove gols marcados.
Em conversa com GaúchaZH, o jogador destacou a campanha da equipe argentina, que eliminou o San Lorenzo e o River Plate nas fases anteriores, e revelou o que pode ter atrapalhado o Lanús na disputa contra os gaúchos.
— A campanha do Lanús foi extraordinária naquela Libertadores. Tivemos pelo caminho o San Lorenzo, o River. Muitas equipes importantes e fortes. Mas isso também nos confundiu (no sentido de dar confiança), o que talvez tenha nos atrapalhado na disputa contra o Grêmio — contou.
Sand relembrou que antes do confronto na Argentina, o sentimento do elenco comandado pelo técnico Jorge Almirón era de que poderia reverter o placar da partida disputada em Porto Alegre. No entanto, isso não se confirmou dentro do campo. De acordo com o goleador, a experiência do Grêmio na Libertadores fez a diferença.
— Eu recordo desta final. Foi um pouco triste, pois tínhamos a ilusão de poder ganhar o jogo, de fazer valer a nossa força como local, mas tivemos dois erros que nos custaram a partida. Desfrutei muito dessa final e pude sair goleador. Foi uma final muito disputada, mais do que o primeiro confronto (na Arena). Foi uma disputa muito linda. O Grêmio tinha mais experiência nesses jogos e isso acabou favorecendo — afirmou.
O tri do Grêmio na Libertadores veio com duas vitórias sobre os argentinos. No confronto da Arena, 1 a 0, com gol de Cícero. Na Argentina, 2 a 1. Fernandinho e Luan marcaram para o Tricolor. Sand anotou, de pênalti, para o Lanús. Esse confronto será retransmitido pela Rádio Gaúcha, neste domingo (28), às 16h, no projeto Saudade do Esporte.