Mesmo que a prefeitura de Porto Alegre tenha vetado a ideia de atividades que permitam contato físico entre os atletas, a rotina de trabalhos do Grêmio seguirá a mesma iniciada em 7 de maio, quando os jogadores realizaram as primeiras corridas no CT Luiz Carvalho, após decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr, que permitia os clubes a realizarem treinamentos presenciais em seus CTs. Conforme o documento de 1º de maio, não poderá haver qualquer contato físico entre os atletas, que deverão manter uma distância de dois metros entre si nos trabalhos.
Na última semana, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e os clubes trabalharam com a ideia de um retorno do Gauchão para a segunda quinzena do mês de julho. Porém, com a atualização do sistema de bandeiras por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no último sábado (13), esta hipótese perdeu força, já que algumas equipes estão proibidas de treinar, caso dos times da Serra.
Com a manutenção das restrições também na Capital, o Grêmio iniciou nesta segunda-feira (15) a sétima semana de treinamentos no CT Luiz Carvalho e inclusive já divulgou seu cronograma para os próximos dias. De acordo com o clube, os jogadores seguirão trabalhando fisicamente até a próxima sexta-feira (19) e depois ganharão dois dias de folga, com retorno previsto para o dia 21. Todas as atividades são feitas por cinco turmas, com início às 8h30min.
Em Porto Alegre, a situação permanece a mesma do começo de maio, quando a dupla Gre-Nal e o São José regressaram às atividades, após um período de paralisação e férias forçadas por conta da pandemia de covid-19.
— A liberação das atividades esportivas com contato não está na pauta desta semana — confirmou o prefeito Nelson Marchezan Jr durante entrevista coletiva na noite do domingo (14).