O Grêmio informou nesta quarta-feira (10) que as obras de modernização do Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, seguem em ritmo acelerado e que já atingiram 51% desde 23 de setembro de 2019, quando começaram as adequações no solo e ocorreu o lançamento da pedra fundamental.
Da fundação ao revestimento, pintura e acabamentos necessários, a obra está prevista para ser entregue em um prazo de 15 meses a partir do início, em novembro de 2020. Serão 2.821 metros quadrados de área total, divididos em um prédio de dois pavimentos, com 20 apartamentos e capacidade para até 120 atletas, além de cozinha industrial, refeitório, academia, área médica e vestiários.
A última semana foi dedicada ao processo de arremates dos contramarcos de alumínio nas janelas de corredores e salas dos pavimentos um e dois, às soleiras de granito nas janelas Sul de ambos andares, à execução do gesso no teto dos apartamentos, execução do contrapiso e impermeabilização dos banheiros na área de residência esportiva.
No refeitório, foi feita a execução do reboco, a fixação e arremate de caixilhos de alumínio, houve a instalação da infraestrutura para ar-condicionado e o início do contrapiso. No espaço que receberá a academia, já há infraestrutura elétrica no teto, foi iniciada a execução dos azulejos no vestiário e instalada a infraestrutura para o ar condicionado.
De acordo com o gerente do departamento de patrimônio do Grêmio, o engenheiro Fernando Radin, as obras seguem o ritmo planejado:
— As obras do CFT estão indo muito bem, apesar da pandemia, período que ficamos parados aproximadamente 20 dias. A I9 Engenharia (responsável pela execução do projeto) se comprometeu a manter o cronograma, buscando recuperar aos poucos o atraso ocasionado por esta parada. Entramos na fase de acabamentos, e já estamos pensando no mobiliário e equipamentos para finalizar as obras.