O Grêmio lançou, em cerimônia na manhã desta segunda-feira (23), a pedra fundamental das obras para ampliação e reestruturação do Centro de Treinamentos Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. O objetivo do clube é transformar o local em um espaço que se torne referência na formação de atletas profissionais.
— Estamos materializando aqui tudo o que foi pensado em termos de estruturação, melhorias e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido junto aos nossos jovens atletas, provendo todas as condições necessárias ao valioso material humano que dispomos no CT Hélio Dourado — disse o presidente Romildo Bolzan Júnior, em discurso.
O investimento previsto no CT é de R$ 9 milhões. Parte da verba que será usada foi adquirida com a venda de Tetê para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, no começo do ano. O Grêmio estipula que a obra seja concluída em novembro do ano que vem. A construção já tem projeto aprovado pela prefeitura de Eldorado do Sul.
Obra
Serão 2.821 m² de área total, divididos em um prédio de dois pavimentos, com 20 apartamentos e capacidade para até 120 atletas, além de cozinha industrial, refeitório, academia, área médica e vestiários.
Alojamento
Será construído um prédio de dois pavimentos com aproximadamente 710m² por pavimento, com os seguintes ambientes: 10 dormitórios no térreo e 10 dormitórios no segundo pavimento, com capacidade de abrigar de 60 a 120 atletas. O espaço ainda terá duas salas de jogos e lazer, rouparia, lavanderia, sala de monitoria, de estudos, auditório e recreação.
Academia
A academia terá aproximadamente 584m², onde terão os seguintes ambientes: sala de fisioterapia, departamento médico. Quatro vestiários para os atletas e um vestiário para comissão.
Refeitório e cozinha
O prédio terá aproximadamente 761m², onde abrigará os ambientes de cozinha industrial completa, com depósitos, câmara fria e sala de nutricionista. Serão três salões de refeitório, sendo dois internos e um externo, com telhado retrátil e um salão de refeitório para funcionários.