De acordo com a imprensa espanhola, a negociação envolvendo Arthur com a Juventus-ITA está cada vez mais próxima de ser sacramentada. Segundo o jornal Mundo Deportivo, o atleta revelado pelo Grêmio é aguardado neste final de semana em Turim para realizar exames médicos e assinar contrato com o novo clube. A transação deve girar na casa dos 70 milhões de euros (cerca de R$ 426 milhões na cotação atual) e o Tricolor pode lucrar 3,5% no mecanismo de solidariedade da Fifa.
A publicação informa que os últimos entraves que ainda impediam o acerto foram superados nas últimas horas. O meio-campista compreendeu que estava perdendo espaço para De Jong, Vidal, Rakitic e Rigui Puig e, desta forma, não conseguiria ser tão importante para o Barcelona na próxima temporada. O treinador Quique Setién já teria dado o aval para o negócio.
Inclusive, segundo a rádio Rac1, Arthur conversou com Daniel Alves sobre a Juventus. O atleta do São Paulo fez a mesma transferência há alguns anos ao deixar a Espanha e rumar ao país italiano. A conversa também foi importante na decisão do volante.
A avaliação de mercado do ex-gremista é de 70 milhões de euros. A transação precisa ser realizada até a próxima terça-feira (30) pelo rigor do fair play financeiro da UEFA. O outro jogador envolvido, o sérvio Pjanic, também seria adquirido em negociação atrelada, mas apresentada apenas no outro ano fiscal.
O Grêmio, mesmo à distância, monitora a situação. Confirma a venda pelo valor estipulado, o clube terá direito a 3,5% do valor pago, cerca de 2,45 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões na cotação atual) por ter colaborado na formação no mecanismo de solidariedade da FIFA.