Claro que o Grêmio construiu um acerto bom com seus jogadores. Jogou boa parte dos salários para o ano que vem, quando espera que suas receitas estejam de volta com a normalidade do clube. O problema que o torcedor reclama é que o Inter, por iniciativa dos seus atletas, reduziu os salários em 25%. Aí vem a comparação entre os clubes, aí vêm as interpretações de mercenarismo. Não concordo com esta avaliação que foi feita.
Os clubes gaúchos têm situações diferente do ponto de vista financeiro atualmente. Acho que, pelas circunstâncias, os dois se saíram muito bem no acerto com seus jogadores. O Grêmio tem uma situação melhor, só precisa de tempo para pagar. Foi o que fez. O Inter conseguiu importante redução de 25% dos salários, jogou direitos de imagem para o ano que vem e ainda não pagará correção do dinheiro. Olhando isoladamente, o Inter fez um negócio melhor. Mas olhando para a situação dos clubes, dá para entender o que o Grêmio fez como uma negócio importante e de oportunidade. Comparar os negócios da dupla Gre-Nal só pode ser feito olhando e interpretando as situação dos clubes.
Por exemplo. O negócio envolvendo Arthur é uma das situações que aponta o Grêmio com muito menor dificuldade financeira do que o Inter. O clube deve receber R$ 16 milhões de reais com este negócio. É uma boa grana para os cofres tricolores. Para o mercado, o Grêmio tem quatro ou cinco jogadores que podem ser vendidos e também incrementar as finanças.
O Inter, por sua vez, tem Bruno Fuchs e conta com poucos jogadores em outros clubes para receber o Mecanismo de Solidariedade da Fifa em caso de futuras negociações. No primeiro trimestre, o Grêmio teve lucro, o Inter contabilizou prejuízos importantes. São estas situações que explicam as diferenças entre as entidades. Os jogadores colorados se deram conta das dificuldades do clube e se apresentaram para contribuir. Os atletas do Grêmio fizeram outro tipo de negócio por entender que a situação do clube não exigia abrir mão de seus legítimos direitos que foram firmados nos contratos.
Diante da repercussão, e principalmente das comparações, os jogadores do Grêmio terão compromissos importantes quando finalmente ocorrer a volta do futebol no Brasil. Independentemente do que eu acho, vejo que muitos torcedores tricolores não gostaram do acerto feito pela direção e pelos jogadores. Isso será esquecido brevemente, mas retornará com força quando algum insucesso dentro de campo ocorrer. O torcedores, que não gostaram do negócio, e não foram poucos, certamente cobrarão muito fortemente os jogadores por resultados dentro das quatro linhas. Futebol e sua passionalidade. Nada de novo.