O ex-zagueiro e capitão do Grêmio nas conquistas da Libertadores e do Mundial de 1983, Hugo De León, foi o convidado do Papo Gre-Nal desta quarta-feira (13). Aproveitando que RBS TV e Rádio Gaúcha irão retransmitir a final da competição sul-americana contra o Peñarol às 16h do próximo domingo, o ex- jogador relembrou detalhes da conquista em conversa com Diori Vasconcelos. De León falou ainda sobre a dificuldade de vencer a competição.
— Rever é muito bom para quem não viu ainda, vão conhecer como era a Libertadores antigamente. Quem está acostumado com o fair play vai ver como era o anti-fair play. Era uma batalha jogar naquela época. Os juízes deixavam o pau comer solto, era muito violento. Mas era o que tinha no momento, e tivemos a felicidade de ganhar a primeira Libertadores do Grêmio, em cima de um time muito copeiro, que tinha muita história. O Peñarol já tinha quatro (títulos de) Libertadores — relatou o ex-capitão.
O ex-jogador também falou sobre a famosa foto em que aparece sangrando ao erguer a taça da Libertadores e confessa que não sabe como aquilo ocorreu.
—Ninguém sabe como aconteceu. Era um furo pequeno, eu tinha sangue, o Tita também. Eu brinco que comecei a sangrar quando tirei um gol do Peñarol em cima da linha. Digo que a bola veio tão envenenada que, quando botei a cabeça na bola, ela começou a sangrar (risos). A versão oficial é que ninguém sabe o que ocorreu. Só me dei conta do sangue quando o Hélio (funcionário do Grêmio) me disse. Senão, ia ver só na foto no outro dia — brincou De León.
Líder do elenco do Tricolor durante quatro temporadas, o ex-atleta relembrou também a sua chegada ao clube e como lidou com a pressão para corresponder às expectativas da torcida gremista.
— Vivi momentos muito marcantes. Chegar a um time como o Grêmio, onde o Ancheta havia feito uma carreira brilhante, vestir uma camiseta com o peso da história dele e para corresponder ao que a equipe veio buscar em mim, foi uma pressão. Felizmente, pude fazer o que eles esperavam e corresponder ao que o clube queria — destacou.