Por conta da crise financeira gerada pelo novo coronavírus, o Grêmio planeja intensificar o processo de formação de jogadores, já que o orçamento será mais restrito para buscar reforços nas próximas temporadas. Com isso, promessas estão conversando com o clube para estender os seus vínculos e aumentarem suas multas para eventuais saídas.
O primeiro a ter anunciada a ampliação do termo contratual foi Rildo, um dos destaques do na campanha do vice-campeonato na Copa São Paulo, que já assinou até o final de 2023 com o Tricolor. Além de valorização salarial, o valor estipulado para rescisão é superior a R$ 300 milhões.
— A base será, num futuro próximo, a grande geradora de ativos para os clubes e talvez num processo mais precoce que é hoje — explicou Gustavo Schmitz, assessor da presidência do Grêmio, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Seguindo a estratégia, Diego Rosa, volante campeão mundial sub-17 pela Seleção Brasileira, Elias, atacante artilheiro gremista na Copa São Paulo, e Felipe, lateral-direito do time sub-23, serão os próximos a renovarem. As conversas são conduzidas pelo executivo do futebol, Klauss Câmara. Acredita-se que pelo calendário ajustado na retomada dos torneios, muitos jovens serão utilizados e chamados por Renato Portaluppi ainda para a temporada 2020.
Mesmo assim, outras ampliações com jogadores mais experientes não são deixadas em segundo plano. Atualmente, são seis atletas com contratos curtos: Júlio César, Orejuela, Caio Henrique, Marcelo Oliveira, Diego Souza e Thiago Neves. O clube estuda as renovações e projeta procurar nas próximas semanas alguns representantes para garantir a permanência de alguns profissionais da lista. Porém, o foco é garantir os jovens num primeiro momento.
Desde 2015, quando a gestão Bolzan assumiu o Tricolor, a diretriz repassada foi de fomentar as categorias de base. Com a crise financeira criada no meio esportivo, a avaliação é apostar ainda mais em talentos caseiros. Até o final de 2020, o CFT de Eldorado do Sul, local destinado exclusivamente para novos talentos, estará com a capacidade aumentada e a expectativa que impulsione ainda mais os planos de formação de mais jovens gremistas.