Na capa principal e no caderno de esportes, o Jornal El País, o maior de Cali, ressaltou a surpresa com o resultado a favor do Grêmio diante do América, nesta terça-feira (3), pela primeira rodada do Grupo E da Libertadores. "Duro golpe" e "Assalto" foram as manchetes usadas pela imprensa para retratar a vitória por 2 a 0, gols de Victor Ferraz e Matheus Henrique.
A capa estampa: "Grêmio assalto no Pascual Guerrero". Mas calma. O título não tem nenhuma relação com falta de segurança. A expressão "assalto" tem o sentido de invasão de surpresa. E assim, para os colombianos, o Grêmio tomou o estádio, surpreendendo o América. No interior do jornal, o caderno de esportes é mais direto: "Grêmio causou um duro golpe no América”.
A partida desta terça-feira marcou a volta do América de Cali à Libertadores após 11 anos. No período, o clube, o maior vencedor do futebol colombiano, frequentou a segunda divisão e só retornou para a elite em 2017. Em 2019, o América sagrou-se campeão colombiano, título que o garantiu na Libertadores deste ano.
Após a vitória na Colômbia, o Grêmio iniciou viagem de volta a Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (4) em Cali. A previsão de chegada no aeroporto Salgado Filho é às 19h, em voo fretado.