Depois de recuperar Geromel a tempo da estreia na Libertadores, contra o América de Cali, o Grêmio conta os dias para ter de volta o outro zagueiro que consagrou sua defesa como uma das melhores do continente.
Afastado dos gramados desde o dia 30 de janeiro, quando sofreu uma pancada no pé esquerdo na vitória sobre o São José, o argentino Walter Kannemann é preparado pelo departamento médico para ficar à disposição do técnico Renato Portaluppi o quanto antes. Porém, a tendência é de que ele não esteja ainda preparado para entrar em campo no Gre-Nal do dia 12 de março, válido pela segunda rodada da fase de grupos.
— Ele está evoluindo muito bem, mas acontece que sofreu um corte no pé. Não posso afirmar se ele vai ter condições de jogar o Gre-Nal. Ele vai voltar a fazer trabalhos físicos e com bola, e depende da resposta que ele der. Deve estar pronto para o meio do mês — afirma o diretor médico tricolor, Ciro Simoni.
O cuidado do clube é procedente. Apesar de a lesão ter sido deflagrada após o lance ocorrido pela terceira rodada do primeiro turno do Gauchão, os médicos gremistas diagnosticaram que se tratava de uma situação crônica, já que havia uma espécie de calo sobre o osso do dedão do pé. Por isso, se optou por um tratamento conservador, submetendo-o a uma cirurgia no dia 13 de fevereiro.
— O Renato costuma ir colocando o jogador devagar. O próprio Geromel, que estava praticamente pronto, só voltou no último jogo (contra o Juventude). Nestes esportes de alto rendimento, é difícil voltar direto. Mas a recuperação dele é muito boa. A parte médica está evoluindo 100% — completa Simoni.
Jean Pyerre pode ser relacionado contra o Pelotas
Além da comparação com o companheiro de zaga, vale traçar um paralelo com a situação vivida por Jean Pyerre. Embora tenha sido diagnosticado com uma lesão muscular — e não traumática como a do zagueiro —, o meia de 21 anos treina com bola há cerca de duas semanas e ainda não foi colocado em campo.
— Ele já vinha trabalhando com bola desde a semana passada. Já não está mais no departamento médico. Agora depende da fisiologia e da preparação física avaliar a resposta dele nos treinamentos — comenta o diretor médico tricolor.
A intenção da comissão técnica gremista é observar o jovem atleta em ação durante um treinamento coletivo, nesta quinta-feira (5), no CT Luiz Carvalho. Caso não sinta dores na coxa direita, poderá ser relacionado para o confronto com o Pelotas, no domingo, pelo Gauchão. Conforme for a evolução física, teria chances de aparecer ao menos no banco de reservas diante do Inter.
Com Kannemann, um processo semelhante será executado. Se, de fato, o zagueiro não aparecer no primeiro clássico pelo torneio continental, a projeção é tê-lo à disposição contra o São Luiz, na Arena, no dia 15, ou quando o Grêmio visitar a Universidad Católica, no dia 18, no Chile.