O Grêmio pode apresentar surpresas na escalação para o Gre-Nal deste sábado (15), às 16h30min, no Estádio Beira-Rio. A tendência apontava para que Renato Portaluppi escalasse um time com Thiago Neves, sendo o armador da equipe. Porém, com o retorno de Matheus Henrique — após participar do torneio Pré-Olímpico — o técnico gremista deve optar pela manutenção do meia no banco de reservas e a permanência de Lucas Silva entre os titulares.
Dessa forma, o time do Grêmio iniciaria o clássico 423 com: Vanderlei; Victor Ferraz; Paulo Miranda, David Braz, Bruno Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Everton e Diego Souza.
O esquema 4-1-4-1 não é novidade para o comandante gremista. Contra o River Plate, em 2018, pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores, no Estádio Monumental de Nuñez, Renato também utilizou um time com três volantes. Marcelo Grohe; Léo Gomes, Geromel, Kannemann, Cortez; Michel, Cícero e Maicon; Ramiro, Alisson e Jael iniciaram o duelo que terminou com vitória tricolor, por 1 a 0, gol de Michel.
A última vez que Renato Portaluppi utilizou essa alternativa foi na derrota para o Flamengo, pela partida de volta da semifinal da Libertadores de 2019. Na oportunidade, contra a equipe carioca, no Maracanã, o treinador gremista escalou um meio-campo com Michel, Matheus Henrique e Maicon, juntos.
O time que entrou em campo naquela oportunidade teve: Paulo Victor; Paulo Miranda, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Bruno Cortez; Michel, Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Everton e André. Dessa vez o resultado foi de derrota gremista, por 5 a 0.