Neste sábado (15), o primeiro turno do Gauchão conhecerá um de seus finalistas por meio do Gre-Nal 423. A vaga será decidida em partida única. Em caso de empate durante os 90 minutos, a disputa irá para os pênaltis.
Como teve melhor campanha na fase classificatória, terminando na liderança do Grupo A, o Inter terá a vantagem de ser o mandante do clássico. Mas, isso não quer dizer que o Grêmio está eliminado. Sobram exemplos ao longo da história em que o Tricolor foi ao Beira-Rio e surpreendeu seu maior rival. Relembre:
Inter 0x2 Grêmio (Brasileirão de 2007)
Em 2007, o Grêmio chegava ao Gre-Nal 368 abalado por ter perdido a final da Libertadores para o Boca Juniors. Além disso, para encarar o clássico válido pela sétima rodada do Brasileirão, o Tricolor tinha cinco desfalques — entre eles, o capitão Tcheco. O técnico Mano Menezes então surpreendeu ao escalar o lateral-esquerdo Lúcio no meio-campo. Foi ele, inclusive o autor do primeiro gol gremista logo a sete minutos de jogo. O segundo, já na etapa complementar, veio dos pés de Diego Souza, que neste fim de semana voltará a pisar no Beira-Rio.
Inter 1x2 Grêmio (Brasileirão de 1996)
Na campanha do título brasileiro de 1996, o Grêmio de Felipão visitou o Beira-Rio e venceu por 2 a 1. Destaque para o golaço marcado por Paulo Nunes, de bicicleta, com apenas cinco minutos de partida. Após o intervalo, Murilo empataria para o Colorado, mas Dinho decretaria a vitória tricolor em cobrança de falta.
Inter 0x1 Grêmio (Brasileirão de 2003)
Antes da 36ª rodada do Brasileirão de 2003, o Grêmio ocupava a lanterna da competição e parecia caminhar para o rebaixamento. Até que veio um Gre-Nal no Beira-Rio. Mesmo revelado pelo Inter, o centroavante Christian foi responsável pelo gol da inesperada vitória tricolor. A partir dali, a equipe comandada por Adílson Batista iniciou uma arrancada que a salvou da queda para a Série B.
Inter 0x2 Grêmio (Gauchão de 2010)
Mesmo não sendo favorito ao título gaúcho, o Grêmio contrariou os prognósticos em 2010. Com gols do centroavante Borges e do zagueiro Rodrigo, o time comandado por Silas venceu por 2 a 0 na casa colorada e praticamente encaminhou a conquista estadual. Tanto que, mesmo perdendo o jogo da volta por 1 a 0, no Olímpico, o Tricolor ergueu a taça sobre um Inter que, meses depois, seria campeão da América.
Inter 0x1 Grêmio (Brasileirão de 2016)
O Gre-Nal 410 começou polêmico nos bastidores. Antes da partida, vazou um áudio do então técnico colorado Argel Fucks prometendo "passar o trator" na equipe gremista. Dentro de campo, porém, o que se viu foi a superioridade dos comandados de Roger Machado. Com gol marcado pelo meia Douglas, aproveitando falha do goleiro Muriel, o Tricolor venceu por 1 a 0 e iniciou uma crise no Beira-Rio que culminaria com o rebaixamento do arquirrival no Brasileirão de 2016.