O Grêmio enfrenta o Inter no próximo sábado (15), 16h30min, pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Por ter se classificado em segundo, o Tricolor terá de duelar contra o seu maior rival antes da final da Taça Ewaldo Poeta. E não será a primeira vez que acontecerá Gre-Nal antes da grande decisão. Sem contar a final do Gauchão, o Grêmio já eliminou o Inter duas vezes nos últimos anos.
A mais recente ocorreu em 2018. Na fase inicial, o Tricolor acabou se classificando em sexto lugar e, nas quartas de final, teve de enfrentar o principal rival, que havia acabado em terceiro. Com jogos de ida e volta, a primeira partida aconteceu na Arena.
Com gols de Everton, Jael e Arthur, o Grêmio fez 3 a 0 e acabou encaminhando sua classificação para a semifinal. Apesar disso, na volta, no Beira-Rio, perdeu de 2 a 0, mas avançou para enfrentar o Avenida. Mais tarde, os comandados de Renato Portaluppi se sagrariam campeões gaúchos ao derrotarem o Brasil-Pel nas duas partidas da final.
Antes, em 2012, também houve um Gre-Nal antes da final do Gauchão. Com um modelo de disputa parecido com o atual, o Tricolor encerrou a fase de grupos da Taça Piratini em quarto lugar no grupo B e teve de encarar o primeiro do grupo A, o Inter.
Jogando no Beira-Rio, o Grêmio comandado interinamente por Roger Machado venceu o time de Dorival Júnior com gols de Léo Gago e Kléber Gladiador, Leandro Damião descontou. O Tricolor acabou sendo eliminado pelo Caxias na semifinal nos pênaltis.