Mesmo garantido na semifinal do primeiro turno do Gauchão, o Grêmio deverá enfrentar o Aimoré no Cristo Rei com time principal no último compromisso pela fase classificatória. O jogo do próximo domingo (9) será a oportunidade de Renato Portaluppi escalar a equipe com Diego Souza como titular pela primeira vez. Um teste para as partidas eliminatórias do Estadual.
Com a novidade no ataque, o Tricolor deve ter uma mudança de característica. Titular na reta final do Brasileirão do ano passado e nas primeiras rodadas do Gauchão, Luciano é um jogador de mobilidade, que muitas vezes cai pelos lados abrindo espaços para os companheiros entrarem na área. Diego Souza deverá ficar mais próximo do gol adversário, na faixa central do ataque, pronto para receber os passes dos companheiros.
— O Luciano está aproveitando bem as oportunidades desde o ano passado, mas Diego Souza se encaixa mais no perfil de centroavante que o Renato quer. Mais ou menos o que Jael entregava para o time, só que com maior qualidade técnica. Diego tem mais imposição física que Luciano, o que facilita o aproveitamento da bola aérea e na hora de fazer o pivô — avalia Rafael Colling, apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha.
Diego Souza mostrou essa qualidade na bola aérea logo em sua estreia na goleada sobre o Esportivo. Com pouco mais de 10 minutos em campo, ele fez um gol típico de centroavante. Bem posicionado na área, aproveitou o cruzamento de Cortez e cabeceou sem nenhuma chance para o goleiro Renan. O narrador da Rádio Gaúcha Gustavo Manhago acredita que o momento é para dar sequência a Diego Souza na função:
— A necessidade do Grêmio em encontrar um centroavante que dê certo é enorme. E o uso de Diego Souza traz uma nova esperança ao torcedor tricolor de que esse problema será solucionado de uma vez por todas.
O que dizem os centroavantes
Centroavantes que fizeram a alegria da torcida gremista com gols, Nildo e Christian conhecem bem a função que Diego Souza será escalado por Renato Portaluppi. Os dois ressaltam a qualidade do jogador que começou a carreira como meio-campista, mas acreditam que o ideal seria o clube ter mais um camisa 9 de ofício no elenco.
— O Grêmio ainda precisa contratar um 9. O Diego foi transformado em centroavante. Ele tem fundamentos para a função, mas é diferente de quando o cara é nato, de quando fez toda a base como centroavante — observa Nildo.
No mesmo tom, Christian cita que, aos 34 anos, Diego Souza precisará descansar ao longo da temporada. Como Luciano é um atacante de movimentação, ele vê a necessidade de outro jogador para esse revezamento:
— O Luciano nunca foi um centroavante, é um meia com boa chegada ao ataque. Ele estava jogando adaptado. Estava ali pela carência de centroavante que o Grêmio tinha no elenco.
Apesar do receio, Christian cita que as características de Diego Souza podem casar com o jeito de jogar do time gremista:
— A maneira que o Grêmio toca a bola acaba ajudando um pouco. Se fosse um time com dois pontas cruzando, aí não daria. O Jael foi importante porque ocupava o espaço, fazia bem o pivô. O Diego Souza tem mais qualidade técnica. Se conseguir criar esse timing entre a velocidade e o raciocínio, será muito útil.
Como a posição do presidente Romildo Bolzan Jr. de que o Grêmio está com o grupo fechado, Diego Souza e Luciano serão os centroavantes à disposição de Renato para o começo da Libertadores. O novo contratado está em vantagem nessa disputa e terá a partir de domingo a chance de fazer valer a confiança demonstrada pelo treinador ao pedir sua contratação apesar da desconfiança inicial da torcida.