Baiano de Salvador, Diego Rosa, 17 anos, ganhou espaço e liderança técnica no time sub-19 do Grêmio na Copinha mesmo sendo dois anos mais novo do que seus companheiros. Neste sábado (25), os gremistas têm um clássico pela frente na busca da conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Também se destacou na seleção sub-17, onde foi apelidado de “Barril”, em referência à gíria baiana que indica qualidade. Os colegas e técnicos reconheceram, assim, a importância do volante que marcou dois gols e deu duas assistências na campanha título mundial.
Diego começou como reserva, mas cavou seu lugar na seleção titular na terceira partida, vencida por 2 a 0 sobre a Angola. Muito antes dos gols pelo Grêmio na Copa São Paulo, começou como zagueiro no Vitória, aos 14 anos. Virou meio-campista e chamou a atenção do Tricolor.
Para contar com Diego Rosa, o Grêmio fez uso do trabalho de observação da base. O garoto chegou ao clube na negociação que levou o zagueiro Wallace Reis, em 2017. A troca foi conduzida pelo então diretor-executivo de futebol André Zanotta, que exigiu o garoto de 17 anos.
— É uma prática comum aqui do clube. Todo time que vem buscar um jogador nosso, a gente tenta envolver um atleta da base. Na época, o Zanotta perguntou se tinha alguém no Vitória, e o Diego Rosa foi indicado — conta o coordenador da base gremista Francesco Barletta.
Chegada
No Vitória, Diego atuava pelo lado. Era um meia com chegada ao ataque. Esse potencial foi aproveitado, mas ele acabou adaptado à função de volante. O garoto, no entanto, tem característica diferente de nomes como Arthur e Matheus Henrique.
— O Diego chega na frente. É o clássico camisa 8 que pisa na área. Sua principal virtude é a surpresa. Será um grande volante aproveitando esta característica — completa Barletta.
Desde que chegou ao Grêmio, Diego sempre esteve em categorias acima da sua idade. Tinha 15 quando desembarcou em Porto Alegre para jogar na equipe sub-16 e rapidamente subiu para a sub-17. Agora, já é visto como um nome para integrar a equipe de transição e ficar a um passo de ser aproveitado por Renato Portaluppi no elenco de principal.