João Gabriel Kempes, filho do ex-atacante Kempes, morto na queda do avião da Chapecoense, foi um dos destaques da Ibercup realizada em Porto Alegre até o último domingo (26). Jogando na categoria para nascidos em 2009, João, que atua por um time franqueado do Grêmio (Raça Tricolor), já está na base do Tricolor gaúcho e, em março, estará na categoria sub-11 do clube. Além do sobrenome, o pequeno herdou do pai o gosto pela posição de atacante — ele é o camisa 9 de sua equipe no torneio.
— Escolhi ser atacante porque fazer gols me deixa muito feliz. Eu gosto de fazer gols igual ao meu pai. Procuro sempre driblar, marcar gols de cabeça, que era algo comum quando ele atuava — recorda João.
O pequeno atacante fez sete gols em oito partidas, mas a equipe acabou sendo eliminada na semifinal para o próprio Grêmio pelo placar de 7 a 6. Mas um gol foi mais especial para o garoto: o do empate com o Palmeiras em 1 a 1 na última quinta-feira. O motivo, mais uma vez, por causa de Kempes.
— Fiquei muito feliz em fazer esse gol contra o Palmeiras. Era o time que meu pai torcia. Então foi especial até por ser a primeira vez que joguei contra eles — revelou.
João, que mora em Porto Alegre com a mãe, planeja continuar sua carreira no futebol, assim como o seu pai. Curiosamente, o menino não pretende atuar no time do coração de Kempes, mas sim no Grêmio. O garoto tem como ídolo Everton, atacante gremista.
— Quero jogar pelo Grêmio que é o clube que eu torço. E eu gosto muito do Cebolinha, que é atacante, mas também do Jean Pyerre e do Maicon — afirmou.