O Grêmio decide o título da Copa São Paulo de Futebol no próximo sábado (25), às 10h, contra o Inter, no Pacaembu. Será a segunda vez que a equipe disputa a final da competição. O Tricolor foi vice-campeão em 1991, quando perdeu para a Portuguesa. Na história, foram vários os jogadores que se destacaram durante o campeonato e subiram ao profissional. Confira cinco relevações do Grêmio que surgiram no tradicional torneio de base:
Danrlei
Foi o goleiro na equipe vice-campeã na Copinha em 1991, na equipe que perdeu a final para a Portuguesa de Dener. Estreou no time profissional do Grêmio em 1993, aos 20 anos. Multicampeão pelo Tricolor, teve destaque nos títulos da Libertadores de 1995 e no Brasileirão de 1996.
Carlos Miguel
Começou a carreira nas categorias de base do Grêmio. Também fez parte da equipe vice-campeã em 1991. Ao subir para o profissional, se tornou peça importante da equipe de Luiz Felipe Scolari. Conquistou inúmeros títulos pelo clube gaúcho, com destaque para a Libertadores 1995 e o Brasileirão de 1996.
Ronaldinho
É uma das maiores revelações da história do Grêmio. No entanto, a saída para o PSG, da França, em 2001, sem que a equipe gaúcha fosse recompensada manchou a relação do craque com a torcida gremista. No decorrer da carreira, conquistou a Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira, a Liga dos Campeões pelo Barcelona em 2006, além de ser eleito duas vezes como o melhor jogador do mundo pela Fifa.
Arthur
Chegou ao Grêmio em 2010, ainda nas categorias de base. Disputou em 2013 o Sul-Americano Sub-17 com a seleção brasileira de base. Foi promovido ao time profissional pelo técnico Luiz Felipe Scolari após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2015. Pelo Tricolor, foram 70 partidas e seis gols marcados. Fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil em 2016 e da Libertadores da América de 2017.
Cláudio Pitbull
Disputou a competição em 2000, ano em que o Grêmio parou nas quartas de final da competição. Pelo profissional do Tricolor foi campeão da Copa do Brasil em 2001. Chegou a ter uma passagem pelo Porto,de Portugal. Voltou ao Brasil para jogar pelo Santos, onde não teve destaque. Não atua desde 2018.