Apesar de ainda não confirmar sua renovação de contrato com o Grêmio, o técnico Renato Portaluppi já fala abertamente sobre o planejamento do clube para 2020. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (11), no intervalo das aulas do curso da CBF, em Teresópolis-RJ, o treinador revelou que deixou uma lista de reforços com a direção e prometeu que o Tricolor terá um grupo forte na próxima temporada. O ídolo gremista ainda "culpa" as aulas para justificar a demora na prorrogação do seu vínculo.
— Quanto à minha permanência, tenho trocado ideias com eles. Ainda não está 100%, mas estamos conversando. Poderia ter adiantado mais as coisas, mas estou aqui no Alcatraz (nome de uma famosa prisão norte-americana, já desativada, localizada em uma ilha na Califórnia). E daqui fica difícil conversar com as pessoas — disse Renato, brincando com o fato de estar dez dias isolado na Granja Comary, por conta das aulas do curso.
Mesmo não confirmando que será o técnico do Grêmio em 2020, o treinador fala normalmente sobre as ideias do clube para reforços e até sobre o aproveitamento de garotos, dando a entender que a sua permanência está encaminhada.
— Os reforços são importantes. O Grêmio briga por títulos e, por isso, precisa ter um grupo forte. Nós sempre fizemos isso, mas sempre com os pés no chão. Sabemos a realidade do clube, mas sempre montamos grupos fortes. A prova disso são os últimos três anos de trabalho. Juntamente com alguns jogadores da base e com jogadores que vão chegar, pode ter certeza que vamos ter um grupo forte em 2020 — completou.
Renato disse ainda que deixou uma lista de nomes de atletas com a direção e avisou que não pretende trabalhar com um grupo muito grande. Logo, alguns jogadores deverão deixar a Arena.
— Não gosto de falar de nome de jogador, mas é obvio que, no momento em que alguns jogadores vão chegar, alguns vão sair. Não vamos trabalhar com 50 ou 60 jogadores. Falar de nomes agora atrapalha as negociações, mas deixei uma lista com a diretoria. Nós trocamos ideias e agora é com eles — completou.
Por fim, o treinador deu a entender que não vai se reapresentar ao Grêmio no dia 9 de janeiro, com o grupo de jogadores. Como permanecerá 10 dias das suas férias frequentando as aulas do curso da CBF, algo obrigatório para a obtenção da Licença Pro, o ídolo gremista deve compensar o período com mais 10 dias de férias em janeiro, voltando aos trabalhos no CT Luiz Carvalho apenas no dia 19.
— Estou aqui nas minhas férias, mas não pense que eu vou perder esses 10 dias de férias. Agora eu estou aqui, mas em janeiro eu busco eles, pode ficar tranquilo. Claro que eu vou compensar. Você tem dúvida? — finalizou.