O sorteio das fases preliminares e de grupos da Libertadores, realizado na terça-feira (17), em Luque, no Paraguai, definiu dois dos três rivais do Grêmio: Universidad Católica-CHI e América de Cali-COL. O terceiro time virá da fase preliminar e poderá ser mais um chileno, Universidad de Chile ou Unión Española, Deportes Tolima-COL, Macará-EQU ou o Inter.
A possibilidade de Gre-Nal na fase de grupos agita Porto Alegre. Mas o que isso pode impactar no planejamento do Grêmio? Com uma eventual presença colorada, o Grupo E é apontado como um dos mais difíceis da competição.
— O Grêmio deverá continuar com o seu treinador, mas o Inter vem com um novo técnicoe possivelmente um grupo mais renovado. A perspectiva de um clássico não é agradável. Para quem vence é tudo muito bom, mas para quem perde, fica tudo muito difícil — disse o presidente Romildo Bolzan Júnior, em entrevista ao canal Fox Sports, após a definição dos cruzamentos iniciais da Libertadores.
Apesar das dificuldades previstas, o planejamento gremista não deve ser alterado. A ideia da direção é conseguir entre quatro e cinco reforços com condição de lutar por uma vaga no time titular, além de aproveitar jogadores oriundos das equipes de transição e sub-20.
— Já trabalhamos com algumas situações avançadas. Devemos fazer de quatro a cinco contratações. Coisas pontuais. Trabalhamos com objetivos: manter o elenco principal, já prevendo saídas, ascender a base e fazer essas contratações — afirmou Bolzan.
Até o momento, a chegada do lateral-direito Victor Ferraz é a única certeza. Goleiro, lateral-esquerdo, volante e atacante estão na pauta, que não contempla um substituto para Luan.
— O titular da posição já era o Jean Pyerre, que teve uma lesão. O Luan vinha num processo de recuperação física e técnica e com a lesão do Jean Pyerre passou a jogar mais, mas teve outra lesão. Então, o titular já está em casa. Nós não temos essa situação (reposição) —garantiu o mandatário tricolor.
Os jogos da fase de grupos da Libertadores ocorrerão de 3 de março a 7 de maio. Neste período, o Tricolor ainda disputará o Gauchão, que será realizado de 22 de janeiro a 26 de abril. Já a Série A do Brasileirão tem início previsto para o dia 3 de maio, data que antecederá a última rodada do Grupo E.
As rodadas iniciais do Estadual, assim como a Recopa Gaúcha, deverão ser jogadas pela equipe de transição. Os titulares só deverão entrar em campo em fevereiro, quando a pré-temporada já terá cerca de 20 dias. Com o começo da Libertadores, em março, a competição sul-americana será prioritária, e a definição dos jogos do Gauchão em que os titulares serão utilizados será feita pela comissão técnica e diretoria.
Confira o calendário gremista para o começo 2020:
19/1 - Recopa Gaúcha - Pelotas x Grêmio
22/1 - Gauchão - Grêmio x Caxias
26/1 - Gauchão - Brasil-Pel x Grêmio
29/1 - Gauchão - Grêmio x São José
2/2 - Gauchão - Grêmio x Esportivo
9/2 - Gauchão - Aimoré x Grêmio
16/2 - Gauchão - semifinal do 1º turno
22/2 - Gauchão - final do 1º turno ( Taça Coronel Evaldo Poeta, em homenagem ao presidente histórico do Farroupilha, falecido em 2018)
1º/3 - Gauchão - início do returno (Taça Francisco Novelletto Neto)
3, 4 ou 5/3 - Libertadores - América Cali-COL x Grêmio
8/3 - Gauchão - 2ª rodada do returno
10, 11 ou 12/3 - Libertadores - Grêmio x classificado da fase preliminar
15/3 - Gauchão - 3ª rodada do returno
17, 18 ou 19/3 - Libertadores - Universidad Católica-CHI x Grêmio
22/3 - Gauchão - 4ª rodada do returno
1º/4 - Gauchão - 5ª rodada do returno
7, 8 ou 9/4 - Libertadores - classificado da fase preliminar x Grêmio
25 ou 29/3 - 6ª rodada do returno
5/4 - Gauchão - semifinal do returno
12/4 - Gauchão - final do retunro
19/4 - Gauchão - 1º jogo da final
21, 22 ou 23/4 - Libertadores - Grêmio x Universidad Católica-CHI
26/4 - Gauchão - 2º jogo da final
3/5 - 1ª rodada do Brasileirão
5, 6 ou 7/5 - Libertadores - Grêmio x América de Cali-COL
** a tabela do returno do Gauchão ainda será divulgada pela FGF
** as finais do Gauchão só ocorrerão se uma mesma equipe não vencer os dois turnos.