O sorteio realizado na noite desta terça-feira (17), na sede da Conmebol, voltou a criar a expectativa de um encontro entre Grêmio e Inter pelo principal torneio da América do Sul. É verdade que o ano de 2019 deixou o torcedor gaúcho receoso: depois de sonhar com clássicos pela semifinal da Libertadores e, principalmente, na final da Copa do Brasil, veio a sequência de decepções. Ainda assim, é bom ficar de sobreaviso: os rivais de Porto Alegre podem se encontrar oito vezes no primeiro semestre de 2020.
Para que os clássicos aconteçam a nível internacional, obviamente, o Colorado precisa primeiro passar pela Pré-Libertadores. Na segunda fase, teria de superar os chilenos do Unión Española ou da Universidad de Chile. Depois, na terceira fase, enfrentaria o vencedor do confronto entre Deportes Tolima, da Colômbia, e Macará, do Equador, para finalmente ingressar no Grupo E, que tem o Tricolor como cabeça de chave. Caso tudo isso aconteça, os jogos seriam disputados primeiro na Arena, pela segunda rodada da fase de grupos, no início de março. Depois, no Beira-Rio, pela quarta rodada, no início de abril.
Até agora, apenas um duelo está garantido — pela fase classificatória do returno do Gauchão, no Beira-Rio, ainda sem data definida. Porém, pela nova fórmula implementada pela FGF, podem acontecer mais quatro Gre-Nais no Estadual. No primeiro turno, a única chance é ver Grêmio e Inter chegando à semifinal ou final, que serão disputadas em jogo único na casa de quem tiver a melhor campanha. No segundo turno, o cenário pode se repetir. E, caso cada um deles conquiste um dos turnos, voltariam a se enfrentar na grande decisão do título, em mais dois jogos. Em resumo, se todos os cruzamentos derem certo, serão dois clássicos pela Libertadores e cinco pelo Gauchão.
Há ainda a possibilidade de haver Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão. Até o presente momento, a CBF não divulgou o calendário nacional, mas, como o campeonato não irá parar em meio à Copa América, pode ser que ocorra até junho.
Mais clássicos possíveis no segundo semestre
Na segunda metade do ano, outros cinco duelos poderiam acontecer: pelo returno do Campeonato Brasileiro, dois eventuais confrontos pela Copa do Brasil e outros dois pelo mata-mata da Libertadores.
Ou seja: em um improvável cenário de cruzamento em todas as competições possíveis, seriam 13 Gre-Nais ao longo da temporada.