O sorteio da Libertadores realizado na noite desta terça-feira, na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, abriu a possibilidade de Gre-Nal na fase de grupos na edição 2020. O Grêmio, um dos cabeças de chave da competição, caiu no Grupo E, justamente a chave em que pode ingressar o Inter, que antes terá de enfrentar as fases preliminares da competição.
O grupo tricolor já tem dois adversários confirmados: Universidad Católica (CHI), América de Cali (COL). Para ser o quarto time da chave, o Inter terá de enfrentar dois mata-matas pela pré-Libertadores.
O primeiro será contra Universidad de Chile ou Unión Española, pela segunda fase preliminar. A partida de ida será disputada em solo chileno, no dia 5 de fevereiro, e a decisão do confronto ocorrerá no Beira-Rio, sete dias depois. O clube gaúcho leva vantagem por estar melhor colocado no ranking da entidade.
O segundo mata-mata, em caso de classificação colorada, seria contra Macará-EQU e Tolima-COL – a vantagem de mando é dos colombianos. Independentemente de quem passar, o segundo jogo seria novamente disputado no Beira-Rio.
Nos outros grupos da Libertadores, também há chance de outro clássico brasileiro. Afinal, o Palmeiras, que caiu no Grupo B, terá Bolívar-BOL, Tigre-ARG e possivelmente também o Corinthians, que disputa a eliminatória G2 para avançar até a fase de grupos.
O brasileiro que terá vida mais difícil será o São Paulo, que caiu no Grupo D, com River Plate, LDU-EQU e Binacional-PER. O atual campeão Flamengo ficou na Chave A, junto a Independiente del Valle (EQU), Junior Barranquilla (COL) e G1.