Como todo torcedor, acompanho com atenção a temporada das especulações e das contratações, que começa logo após o final do Brasileirão e segue por um bom tempo, até março. Pois, na maior parte das vezes, os clubes brasileiros não começam o ano com o grupo fechado e seguem contratando. Claro que fico otimista com a possível contratação de Caio Henrique, que vem sendo tratada com otimismo, segundo os noticiários.
Porém, proponho uma reflexão, e até uma dose de "pé no chão", caso ele não venha. Pensando no lateral ideal, qual seria o seu? O meu seria uma mistura de Filipe Luís, que marca muito, com Roberto Carlos, que tinha aquela patada no chute, mesclados com a técnica de Marcelo, um dos laterais mais habilidosos que já vi jogar.
Esse jogador existe? Bem possível que não. Pelo fato de que, no Brasil, torcida e imprensa criaram uma teoria de que os laterais têm de correr uns 12 quilômetros por jogo, apoiar de maneira magistral e defender como zagueiros. Ou seja, teríamos de transformar Usain Bolt em jogador de futebol para cumprir tais tarefas. Mesmo assim, não sei se daria certo...
Por esses motivos, não considero que a lateral esquerda seja o grande problema do Grêmio. Cortez cumpre as funções de maneira razoável, se apresenta muito bem para o jogo e tem problemas no cruzamento. Imagino que Renato esteja vendo isso, e treinando muito, para que ele faça uma boa temporada.
Sem perder o sono
Torço muito pela chegada de Caio, que qualificaria muito nosso elenco e, sem dúvida, viria para ser titular. Mas não perco o sono caso não venha. Afinal, aquele misto de Filipe Luís, Roberto Carlos e Marcelo não existe. É bom lembrar que não temos a grana de Flamengo, Palmeiras, Corinthians para contratar. É preciso pé no chão, gremistada.