O Grêmio venceu o Atlético Nacional-COL por 2 a 0 na tarde desta terça-feira (10), no Estádio do Sesc, em Porto Alegre, e garantiu vaga na semifinal da Copa Ipiranga Sub-20. O Tricolor marcou um gol em cada tempo com os centroavantes Fabrício e Jorge.
Classificado como segundo colocado do seu grupo — ficou atrás do River Plate —, o Grêmio abriu o placar logo no começo do jogo diante do Atlético Nacional, que venceu a sua chave. No primeiro minuto da partida, o centroavante Fabrício chutou da entrada da área e venceu o goleiro Uribe para fazer o 1 a 0.
O time colombiano saiu em busca do empate e Caicedo acertou a trave logo em seguida. O primeiro tempo do jogo foi bastante movimentado com as duas equipes criando chances. O Grêmio foi melhor e só não ampliou porque Uribe fez duas grandes defesas em finalizações de Fabrício. O goleiro colombiano ainda apareceu bem para impedir um gol de falta de Jhonata Robert nos minutos finais do primeiro tempo.
Em tarde de forte calor em Porto Alegre, com a temperatura passando dos 30ºC, o jogo caiu de ritmo no segundo tempo. Atrás no placar, o Atlético Nacional não teve forças para pressionar o Grêmio, que administrou a vantagem.
Nos minutos finais, o Atlético Nacional se lançou com tudo ao ataque em busca do empate que levaria a decisão para os pênaltis e deu os espaços que o Grêmio queria para matar o confronto. Nos acréscimos, o zagueiro Ruan deu uma de atacante,. Ele foi até a linha de fundo e cruzou para Jorge fazer o segundo gol, que confirmou a classificação do Grêmio para a semifinal da Copa Ipiranga.
Na semifinal, o Grêmio vai encarar o vencedor do confronto entre Athletico-PR e América de Cali, que se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 21h30min, em Flores da Cunha.