O atacante Everton, do Grêmio, foi apontado como o 25º melhor jogador do mundo em 2019 na premiação anual da revista britânica World Soccer, realizada desde 1982. Lionel Messi, do Barcelona, foi eleito o melhor jogador do ano pela sexta vez. O argentino também ganhou o troféu Fifa The Best e a Bola de Ouro da revista francesa France Football, duas principais honrarias do futebol.
Everton foi o terceiro melhor brasileiro na eleição, à frente de Neymar (44º) e atrás apenas do goleiro Alisson (sétimo), ex-Inter e atualmente no Liverpool, e do atacante Roberto Firmino (17º), também do Liverpool. Bruno Henrique (30º) e Gabigol (33º), ambos do Flamengo, são os outros dois nomes do futebol nacional citados. Capitão da Seleção Brasileira, Daniel Alves, que disputou a temporada 2018/2019 pelo Paris Saint-Germain e assinou com o São Paulo em agosto, ficou em 56º lugar.
Esta não é a primeira vez que o camisa 11 do Grêmio aparece em uma lista de melhores do planeta. Na semana passada, ficou na 87ª colocação do top 100 escolhido pelo jornal espanhol Marca. Em novembro, foi eleito o 10º melhor ponta em premiação da ESPN.
Apesar de não ter conquistado títulos de expressão com o Tricolor, Everton viveu em 2019 seu melhor ano individual. Foi o artilheiro do clube gaúcho na temporada, com 20 gols, e comandou o ataque da Seleção na vitoriosa campanha da Copa América, onde também foi goleador da equipe, com três gols – um deles na final, quando foi apontado pela Conmebol o melhor em campo.
Confira o top 10
- Lionel Messi (Barcelona)
- Virgil Van Dijk (Liverpool)
- Sadio Mané (Liverpool)
- Cristiano Ronaldo (Juventus)
- Kylian Mbappe (Paris Saint-Germain)
- Mohamed Salah (Liverpool)
- Alisson Becker (Liverpool)
- Robert Lewandowski(Bayern Munich)
- Frenkie De Jong (Ajax e Barcelona)
- Eden Hazard (Chelsea e Real Madrid)
Melhores brasileiros
- 7º Alisson (Liverpool)
- 17º Roberto Firmino (Liverpool)
- 25º Everton (Grêmio)
- 26º Ederson (Manchester City)
- 30º Bruno Henrique (Flamengo)
- 33º Gabigol (Flamengo)
- 44º Fabinho (LIverpool)*
- 44º Neymar (Paris Saint-Germain)*
- 56º Daniel Alves (São Paulo e Paris Saint-Germain)*
- 56º Lucas Moura (Tottenham)*
*Somaram o mesmo número de pontos na votação