Serão disputadas na noite desta sexta-feira (13), em Porto Alegre, as duas partidas das semifinais da Copa Ipiranga sub-20. Às 19h, River Plate e Vasco se enfrentam no Estádio da PUCRS por um lugar na decisão. Às 21h30min, também na PUCRS, o Grêmio recebe o Athletico-PR.
Depois de terminar a primeira fase do torneio na segunda colocação do Grupo A com oito pontos em quatro jogos – mesmo número que somou o River, líder da chave –, o Tricolor bateu o Atlético Nacional de Medellín por 2 a 0 nas quartas de final. O adversário gremista nesta sexta é o dono da melhor campanha do torneio. Os paranaenses venceram três das quatro partidas disputadas e somaram 10 pontos no grupo. Para chegar à semi, vitória por 2 a 1 sobre os colombianos do América de Cali.
O técnico Cesar Lopes deve mandar a campo o mesmo time que bateu o Atlético Nacional na fase anterior, com destaque para o atacante Jhonata Robert, autor de quatro gols em quatro jogos – ficou fora de uma partida para reforçar o time profissional na última rodada do Brasileirão, contra o Goiás. A única baixa na equipe é o centroavante Da Silva, que levou uma pancada no nariz e no rosto. Embora o choque não tenha causado nenhuma fissura ou lesão óssea, o corte causou um inchaço. Sem tempo para se recuperar, o jogador foi liberado para as férias.
O provável Grêmio tem: Vinícius Machado; Felipe, Ruan, Emanuel e Kazu; Jhonata Varela e Lucas Araújo; Guilherme Azevedo, Jhonata Robert e Léo Chu; Fabrício. Técnico: Cesar Lopes
Em busca de sua primeira decisão, esta é a terceira vez que o Tricolor chega à semifinal. Em 2013, com ataque formado por Everton e Luan, que no ano seguinte subiram para o elenco principal, os gremistas caíram para o Palmeiras. Em 2015, tendo Arthur como destaque, a eliminação foi para o Atlético-MG.