A partida contra o Goiás no Serra Dourada, nesse domingo (8), pela última rodada do Brasileirão, marcou o encerramento da temporada 2019 para o Grêmio. Com a vaga na fase de grupos da Libertadores assegurada, os titulares tiveram as férias antecipadas e o Tricolor entrou em campo com uma equipe formada por jovens. Apesar do resultado, a garotada do Grêmio deixou boa impressão. Nomes como Ferreira, Patrick, Matheus Frizzo e Isaque, que fez um golaço de letra, deram motivos para o torcedor ficar esperançoso de que bons valores irão sair da base.
— Ficou consolidado para o país inteiro o modelo de negócio do Grêmio, que é a qualidade na formação dos jovens. Tem méritos da diretoria e da comissão técnica de dar oportunidades, mas mostra a excelência do trabalho feito na nossa base — destacou o executivo Klauss Câmara após a partida.
O Grêmio vai iniciar a temporada 2020 no dia 9 de janeiro, quando os jogadores irão se apresentar no CT Luiz Carvalho. Dez dias depois, o Tricolor terá o primeiro compromisso oficial — a disputa da Recopa Gaúcha com o Pelotas, na Boca do Lobo. O time que jogará essa partida e também as primeiras rodadas do Gauchão será parecido com o que enfrentou o Goiás. Os titulares terão a pré-temporada estendida e deverão estrear no Estadual apenas na terceira rodada, diante do São José, em 29 de janeiro.
Renato
O primeiro passo do Grêmio após o término do Brasileirão é a garantir a permanência do técnico Renato Portaluppi. O treinador tem conversas bem encaminhadas com o clube e a direção acredita que o anúncio do "fico" será feito nos próximos dias.
— A renovação tem sido conversada entre a diretoria e os representantes dele. Acreditamos que nesta semana poderemos finalizar tudo — disse Klauss Câmara.
Nas conversas entre Renato e a diretoria, a principal pauta é a formação do grupo para 2020. Afinal, o clube iniciou o processo de reformulação do elenco. Na semana passada, os laterais Léo Moura e Galhardo, o atacante Felipe Vizeu e o volante Rômulo foram informados de que seus contratos, que encerram ao final do ano, não serão renovados. Luan interessa ao Corinthians, mas o presidente Romildo Bolzan Jr. não deseja realizar uma troca de jogadores. O Grêmio aceita liberar o camisa 7 apenas se o clube paulista fizer uma proposta financeira que agrade. Diego Tardelli, que tem ainda dois anos de contrato, não tem a permanência assegurada.
Em relação a reforços, a busca por um goleiro, dois laterais, sendo um para cada lado, um meia e dois atacantes são as prioridades. A tendência, porém, é de que o Grêmio só anuncie nomes após a confirmação da renovação do contrato de Renato.
— Esse processo é natural. Jogadores saem, jogadores chegam. Já estamos e vamos estar atuantes no mercado para ter uma equipe ainda melhor em 2020 — finalizou Câmara.