Grêmio e São Paulo se enfrentam no próximo domingo (1º), na Arena, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os objetivos das equipes são os mesmos: garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2020. No momento, o clube gaúcho ocupa a quarta colocação, com 59 pontos. O tricolor paulista está em sexto, com 57. A rivalidade entre os dois já rendeu grandes duelos por competições nacionais e internacionais. Confira alguns confrontos históricos entre Grêmio e São Paulo.
Confira alguns confrontos históricos entre Grêmio e São Paulo
3/5/1981 - São Paulo 0 x 1 Grêmio
Um dos jogos mais importantes da história do Grêmio. Em 1981, o Tricolor foi até o Morumbi e venceu o São Paulo pelo placar de 1 a 0, conquistando o seu primeiro título brasileiro. Aos 20 minutos do segundo tempo, Baltazar matou a bola no peito, na entrada da área, e sem deixá-la cair no gramado, acertou o ângulo do goleiro do time paulista.
5/12/1990 - São Paulo 2 x 0 Grêmio
Jogo de ida da semifinal do Brasileirão de 1990. O São Paulo derrotou o Grêmio, por 2 a 0, no Morumbi. Os dois gols foram marcados pelo meia Raí. O confronto também teve duas expulsões. Mário Tilico, do clube paulista, e Jandir, da equipe gaúcha. Na volta, o Grêmio chegou a vencer por 1 a 0, no Olímpico, foi eliminado da competição.
10/5/2008 - São Paulo 0 x 1 Grêmio
Logo na primeira rodada do Brasileirão, uma vitória surpreendente do Grêmio contra o São Paulo, em pleno Morumbi. O gol da equipe comandada pelo técnico Celso Roth foi marcado pelo zagueiro Pereira. No retorno, o clube gaúcho chegou a abrir 11 pontos de vantagem para os paulistas, mas ao término do campeonato, o São Paulo foi o campeão.
23/5/2001 - São Paulo 3 x 4 Grêmio
No jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, mais uma vitória do Grêmio, no Morumbi. Os gols do clube gaúcho foram marcados por Marcelinho Paraíba (três vezes) e Zinho. O artilheiro do confronto ainda foi expulso do jogo. Após passar pelos paulistas, o Grêmio derrotou o Coritiba na fase seguinte e o Corinthians na final, conquistando o tetra da competição.
9/5/2007 - Grêmio 2 x 0 São Paulo
Em uma campanha que ficou marcada por grandes viradas no Olímpico, o São Paulo também foi vítima do Grêmio pela Libertadores. No jogo de volta das oitavas de final, o clube gaúcho venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Tcheco e Diego Souza. Os paulistas haviam vencido o primeiro jogo por 1 a 0. O Grêmio foi até o final da competição, mas acabou sendo derrotado pelo Boca Juniors, da Argentina.