Contratado no início do ano como solução para o ataque gremista, Diego Tardelli não conseguiu se firmar como titular. Além disso, há uma indefinição sobre a sua permanência no Grêmio para a temporada de 2020. O atacante tem uma proposta de um clube de fora do Brasil. Caso a negociação se concretize, a direção tricolor busca recuperar o investimento feito no atleta.
Das 70 partidas do Grêmio em 2019, Tardelli entrou em campo em 46. Em 26 delas, foi titular. Foram apenas sete gols marcados — média de 0,15 gol por confronto. Os números não empolgam, ainda mais se comparados com as últimas temporadas do jogador.
Antes de chegar ao Grêmio, o atacante ficou por quatro temporadas no Shandong Luneng, da China. Em 92 jogos, ele marcou 50 gols. Em 2017, por exemplo, foram 15 gols marcados em 18 partidas (média de 0,83) . A diferença, no entanto, é a quantidade de partidas no ano. O calendário do futebol chinês não é tão apertado quanto o brasileiro.
Na passagem anterior pelo futebol brasileiro, no Atlético-MG, Tardelli também teve números superiores aos obtidos no Grêmio. Em 2013, foram 18 gols em 52 jogos (média de 0,34). Além disso, Tardelli fez parte da campanha vitoriosa do clube mineiro na Libertadores. Um ano depois, anotou 15 gols em 50 jogos (média de 0,3) e conquistou a Copa do Brasil.
Para o confronto da próxima rodada do Brasileirão, contra o São Paulo, o atacante estará de fora por conta da expulsão diante do Athletico-PR. O técnico Renato Portaluppi comentou que o jogador pediu desculpas ao restante do elenco e será punido pelo ato. Com isso, Tardelli terá somente duas partidas para tentar mudar a opinião que a torcida gremista tem dele.