Em uma abafada manhã, com os termômetros marcando 30ºC e sensação perto dos 33ºC, o Grêmio deu prosseguimento à preparação para o jogo contra o Palmeiras, marcado para o próximo domingo (24), em São Paulo.
A ordem é esquecer a derrota para o Flamengo e focar no time comandado por Mano Menezes. Esta será a quarta partida contra os paulistas na temporada e, apesar de o retrospecto apontar uma vitória para cada lado e um empate, o Grêmio tem boas memórias do confronto, já que na disputa direta por vaga na semifinal da Libertadores arrancou a classificação atuando no Pacaembu.
O jogo de domingo será disputado no Allianz Parque, casa palmeirense desde 2014. Curiosamente, o Grêmio só atuou uma vez neste estádio, e também tem boas recordações do empate em 1 a 1, com o gol marcado por Everton, garantindo classificação para a semifinal da Copa do Brasil de 2016, que viria a ser conquistada pelo time de Renato Portaluppi.
Agora, o jogo vale título. Porém, quem pode comemorar é o Flamengo, que torce para que os paulistas não vençam. Este resultado garantiria aos cariocas a conquista antecipada do Brasileirão. O Palmeiras precisa vencer para ainda ter chances matemáticas, enquanto o Grêmio segue na disputa para voltar à Libertadores em 2020.
Para este jogo, Renato terá as voltas de Kannemann e Matheus Henrique, que estava com as seleções argentina e brasileira olímpica, respectivamente. A dupla voltará ao time nas vagas de David Braz e Michel, que atuaram contra o Flamengo.
Outra possibilidade de troca na equipe é o centroavante André. No último domingo, após a derrota para o Flamengo, Renato chegou a dizer que "é obrigação dele recuperar o atacante até o final do ano". Para André atuar, a tendência é a saída de Diego Tardelli, substituído no intervalo contra os cariocas. O camisa 9 tem sete gols em 44 partidas no ano, números semelhantes aos de André nesta temporada: 7 gols em 45 jogos.
O Grêmio volta a treinar na manhã de sexta-feira e a provável escalação para domingo tem: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Luciano e Everton; e Diego Tardelli (André).