Desde a goleada da eliminação, em 23 de outubro, no Maracanã, o Grêmio emplacou uma sequência de cinco vitórias no Brasileirão, a maior do clube na era dos pontos corridos. O Flamengo segue líder e o Tricolor entrou e se acomodou no G-4. Dentro de campo, se desenha uma revanche que pode valer o título antecipado para Jorge Jesus e seus comandados.
A escalação mandada a campo por Renato Portaluppi sofreu mudanças. A principal delas, no sistema ofensivo. André e Paulo Miranda começaram a partida no Rio de Janeiro. Para o domingo, Luciano e Diego Tardelli devem ser os titulares que vêm dando certo no ataque, e, na defesa, Paulo Miranda dá lugar a Léo Moura.
Para Paulo Vinícius Coelho, comentarista da Fox Sports, Grêmio deve se apegar mais à boa sequência recente no Brasileirão do que em sentimento de vingança pela semifinal da Libertadores.
— Sequência pesa mais. Não acredito em revanche. Quando se tem sentimento de revanche, desconcentra do seu melhor. O Grêmio tem que se concentrar no que ele tem de melhor e em o que pode melhorar para o futuro — opinou PVC, projetando:
— É possível marcar sem ser por encaixe no próximo jogo? Não acho possível, só para o ano que vem. É a evolução do time que precisam buscar. Que o time é bom, já provou que é. Provou quando precisou virar jogos em Libertadores e quando teve a reação no Brasileirão. Grêmio tem que concentrar nas suas virtudes para valorizar e pensar nas fraquezas do Flamengo para explorar.
Velocidade Tricolor x Versatilidade Rubro-Negra
Para o comentarista, a vantagem flamenguista está na movimentação e nas variações táticas — que se aproveitam da marcação por encaixe feita pelo Grêmio de Renato — e porque o time de Jorge Jesus é versátil. Ele acredita que o Flamengo entrará em campo concentrado, independentemente da chance de ser campeão brasileiro ou entrar com alguns jogadores reservas.
O antídoto gremista, no entanto, pode estar na qualidade de Léo Moura e nas velocidades de Alisson e Everton sobre os laterais flamenguistas.
— Quando se quebra a primeira linha defensiva do Flamengo, se chega no ataque fazendo mano a mano. O Grêmio precisa chegar com superioridade numérica pelos lados do campo. Tem que trabalhar situações de três contra dois. O embate entre Everton e Filipe Luis é uma boa chance disso acontecer. E quando acontecer, não pode falhar. Tem que aproveitar a chance. O Flamengo também erra, mas lá na frente falha menos — aconselhou o comentarista.
Retranca resolve?
Leonardo Miranda, analista tático e colunista de globoesporte.com, concorda com PVC no acréscimo de qualidade que Léo Moura dá ao Grêmio. Entretanto, diz que o Tricolor deveria jogar retrancado. Inclusive, prega a estratégia do rival Inter comandado por Odair Hellmann como bom exemplo de time que ameaçou os cariocas este ano.
— Se teve um rival além do Emelec que conseguiu enfrentar o Flamengo foi o Inter. Durante 70 minutos, lá no Maracanã, foi muito consistente. O Botafogo também, mesmo com um jogador a menos e perdendo no último minuto. O que esses dois fizeram foi fechar a casinha. Uma retranca bem pensada para fechar o espaço que o Flamengo tinha para jogar. Depois, é tentar contra-atacar. O Flamengo é um time que leva pouco contra-ataque. Ele está preparado para sufocar, e não está preparado para defender contra-ataque — acredita Miranda.
O embate entre Everton e Filipe Luis é uma boa chance disso acontecer. E quando acontecer, não pode falhar. Tem que aproveitar a chance. O Flamengo também erra, mas lá na frente falha menos."
PAULO VINÍCIUS COELHO
Comentarista da Fox Sports
O analista também opina que a carga emocional do confronto pelo Campeonato Brasileiro é menor do que era na semifinal da Libertadores, e que tal fator pode equilibrar o confronto. Assim como PVC, Leonardo Miranda acredita que Alisson e Everton possam fazer a diferença.
— Faz um turno que o Flamengo não perde. Mas, hoje, o Grêmio está mais equilibrado. A equipe permite que Everton e Alisson se revezem também. Ora eles são pontas, ora fecham pelo meio. Nenhum time é imbatível. Pode estar jogando bem, mas não é imbatível. O Renato sabe e pode se aproveitar disso no jogo de domingo.