Se no começo da temporada as expectativas eram altas, de reconquista da América e também da Copa do Brasil, a nova realidade aponta para um fim de ano com título de consolação (além da conquista do Gauchão): a vaga à Libertadores. Para isso, o Grêmio terá de deixar a recente eliminação na Libertadores para trás e encarar de frente pelo menos quatro adversários que estão a sua frente no Brasileirão: Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Inter. Além desses quatro, o time de Renato Portaluppi terá de encarar mais um algoz de 2019: o Athletico, em Curitiba.
Atual sétimo colocado, atrás de Corinthians, de Inter e de São Paulo, o Grêmio precisará se superar para assumir outra vez vaga no G-4. É bem verdade que a reta final do campeonato também coloca na frente da equipe de Renato adversários mais modestos e sem grandes perspectivas na tabela, como Vasco, CSA, Chapecoense, Goiás e Cruzeiro.
Conforme o matemático Tristão Garcia, o Grêmio tem apenas 18% de chances de voltar à Libertadores. O São Paulo, concorrente direto, e atual quarto colocado no campeonato, soma 51%, mas as duas equipes se enfrentarão na Arena. Também na casa tricolor será o Gre-Nal, no domingo (3), quando o Grêmio poderá até mesmo passar o Inter na tabela, dependendo dos resultados de meio de semana, e do clássico. No ano passado, o Grêmio foi o quarto colocado no Brasileirão, com 66 pontos.
Diante dos mesmos adversários desta reta final, o Grêmio somou 17 pontos no primeiro turno. Atualmente com 44 pontos, o clube chegará no máximo a 61 pontos, caso repita agora o desempenho que teve um turno atrás, quando ainda estava dividido em três frentes: Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro. E, na prática, resta uma vaga apenas no G-4, uma vez que Flamengo (virtual campeão), Palmeiras e Santos têm mais de 90% de chances de vaga direta à Libertadores. Caso o time de Jorge Jesus ganhe também a América, o G-4 vai se transformar em G-5, abrindo uma nova perspectiva para quem a vaga será quase como uma conquista em dezembro.
Gustavo Fogaça, analista de desempenho e comentarista do DAZN, acredita que Grêmio e Inter briguem somente por vaga no G-6. Ele argumenta que Flamengo e que Palmeiras já têm vagas asseguradas, e que as campanhas de Santos e São Paulo são sólidas demais para sonhar com quedas bruscas.
— O Grêmio enfrenta apenas o Inter e o São Paulo, mas com a vantagem das duas partidas na Arena. São duas finais que precisam ser vencidas de qualquer jeito. Para alcançar o G-6, o Grêmio precisa de 14 pontos, o que significa 47% de aproveitamento (quatro vitórias e dois empates). Com os 52% atuais, também é só manter a regularidade e vencer os adversários diretos e, claro, torcer por tropeços de Inter e de Corinthians.
O comentarista do SporTV Arnaldo Ribeiro aposta que nesta disputa Gre-Nal pela Libertadores 2020, é o time de Renato Portaluppi quem tem as melhores chances.
— Grêmio e Inter têm missões semelhantes, cada um com cinco jogos fora de casa e outros cinco em casa. O Inter tem pequena vantagem, mas os confrontos diretos são fora do Beira-Rio. O Gre-Nal pode ter peso gigantesco em quem vai terminar na frente. Se o Grêmio aproveitar o mando de campo, e vencer o clássico, essa situação pode ser definitiva, tamanho o equilíbrio destes próximos jogos. São Paulo, Corinthians, Grêmio e Inter seguirão brigando por uma vaga. Entre Grêmio e Inter, me parece que o Grêmio leva vantagem por jogar o Gre-Nal em casa, e por não ter os confrontos diretos fora da Arena — entende Ribeiro.
Um sonho, 10 adversários
Vasco (Fora)
Inter (Casa)
CSA (C)
Chapecoense (F)
Flamengo (C)
Palmeiras (F)
Athletico (F)
São Paulo (C)
Cruzeiro (C)
Goiás (F)
A turma que briga pelo G-4
Jogos duríssimos esperam pelo Grêmio quando enfrentar esse bloco. O primeiro desafio é o Gre-Nal, com um Inter renovado e que buscou um treinador até o fim do ano também pensando no clássico da Arena — afinal, a memória colorada de interinato em dia de Gre-Nal da Arena não recomendava uma repetição de estratégia. Depois, o Grêmio receberá o Flamengo, o time responsável por transformar o segundo semestre em pesadelo. Na sequência, Palmeiras e Athletico — aqui, outro algoz em 2019. Dessas equipes, o Inter é concorrente direto pela vaga no G-4, enquanto o Flamengo é o virtual campeão brasileiro, e o Palmeiras de Mano Menezes precisará se manter à caça dos cariocas, sonhando com improvável tropeço do líder.
O Gre-Nal pode ter peso gigantesco em quem vai terminar na frente. Se o Grêmio aproveitar o mando de campo, e vencer o clássico, essa situação pode ser definitiva, tamanho o equilíbrio destes próximos jogos"
ARNALDO RIBEIRO
comentarista do SporTV
Inter
30ª rodada
3/11
Grêmio x Inter
No primeiro turno: Inter 1x1 Grêmio
Flamengo
33ª rodada
17/11
Grêmio x Flamengo
No primeiro turno: Flamengo 3x1 Grêmio
Palmeiras
34ª rodada
24/11
Palmeiras x Grêmio
No primeiro turno: Grêmio 1x1 Palmeiras
Athletico-PR
35ª rodada
27/11
Athletico x Grêmio
No primeiro turno: Grêmio 2x1 Athletico
São Paulo
36ª rodada
1º/11
Grêmio x São Paulo
No primeiro turno: São Paulo 0x0 Grêmio
O bloco dos que lutam para não cair
A Chapecoense está aqui apenas pela matemática e pelo imponderável. Porque, na prática, já está rebaixada. O CSA enfrentará o Grêmio ainda com esperanças de Série A, e pode surpreender — perdeu por apenas 1 a 0 para o Flamengo, em Maracanã com dia de recorde de público. O Cruzeiro, na penúltima rodada, poderá já estar na Série B quando enfrentar a equipe de Renato Portaluppi. Curiosamente, no primeiro turno, o Grêmio venceu apenas o Cruzeiro.
CSA
31ª rodada
7/11
Grêmio x CSA
No primeiro turno: CSA 0x0 Grêmio
Chapecoense
32ª rodada
10/11
Chapecoense x Grêmio
No primeiro turno: Grêmio 3x3 Chapecoense
Cruzeiro
37ª rodada
4/12
Grêmio x Cruzeiro
No primeiro turno: Cruzeiro 1x4 Grêmio
Nem Libertadores, nem Série B
Aqui, dois jogos fora de casa, e em momentos distintos. Enquanto o Vasco, adversário desta quarta-feira, ainda tenta se aproximar da turma do G-6, o Goiás enfrentará o Grêmio na última rodada, possivelmente sem nada a ganhar, nem nada a perder no campeonato. No primeiro turno, 100% de aproveitamento contra essa dupla.
Vasco
29ª rodada
30/10
Vasco x Grêmio
No primeiro turno: Grêmio 2x1 Vasco
Goiás
38ª rodada (a última)
8/12
Goiás x Grêmio
No primeiro turno: Grêmio 3x0 Goiás
* No primeiro turno, o Grêmio somou 17 pontos em 30 possíveis contra esses 10 adversários. Ou 56,6% de aproveitamento