Substituído aos 22 minutos do segundo tempo da partida contra o Corinthians, André foi vaiado por parte da torcida do Grêmio que compareceu à Arena neste sábado (5), no empate em 0 a 0. Ao final do jogo, o técnico Renato Portaluppi foi perguntado sobre uma "insistência" em começar com o centroavante como titular e saiu em defesa de seu jogador.
— Essa insistência é a perseguição de vocês da imprensa contra o André. Teve jogador do Internacional que ficou 20 jogos sem fazer gol e não se falou 10% dele — disse Renato, dando uma indireta sobre a situação do colorado Nico López.
Ao longo da explanação, no entanto, o treinador gremista foi se acalmando e explicou o motivo que o levou a começar o jogo com o camisa 90.
— O André foi escalado porque o Tardelli estava sentindo a perna pesada. Não sou louco de botar ele e perdê-lo o resto do ano. São jogadores de características diferentes. Com o Tardelli, a gente ganha em movimentação, mas ele não fica na área para concluir a jogada. Tem horas que vai jogar o André, ele faz parte do grupo do Grêmio. Ele está aí para ajudar e, na hora que eu achar, ele vai jogar — argumentou Renato.
Além do centroavante, o Tricolor teve outras duas novidades para enfrentar o Corinthians: o lateral-direito Léo Moura e o volante Maicon. Mas, segundo o comandante gremista, isso não quer dizer que todos eles estarão no gramado do Maracanã, no dia 23, para o jogo de volta da semifinal da Libertadores contra o Flamengo.
— O Grêmio tem mais quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro. A gente sempre torce para que ninguém se machuque, mas todo mundo está recebendo oportunidades. Jogamos em um campo molhado, abaixo de chuva. Era natural dar sangue novo porque jogamos três dias atrás. Eles são humanos. No caso do Tardelli e do Galhardo, estavam com a perna pesada. O Galhardo estava com dor no adutor e se fosse a campo podia estourar — respondeu o técnico.
Para a próxima rodada, na quarta-feira (9), contra o Ceará, Renato não poderá contar com Everton, Matheus Henrique e Kannemann, que foram convocados para amistosos das seleções de Brasil e Argentina.