![Fernando Gomes / Agencia RBS Fernando Gomes / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25407554.jpg?w=700)
Renato Portaluppi disse que o Grêmio esteve abaixo do próprio nível técnico. Não só o seu time, mas também o adversário. Em 90 minutos de posse de bola majoritariamente gremista, poucas foram as chances claras de gol. O treinador concedeu entrevista após a derrota para o Bahia por 1 a 0 na Arena, em jogo pela 26ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (16).
— A gente não fez uma boa partida. A equipe do Bahia se resumiu apenas em se defender, jogar por uma bola, um contra-ataque. O jogo em si foi tecnicamente muito abaixo do esperado. O Bahia esperando uma bola, o Grêmio não conseguindo criar. O time, hoje, não jogou o mesmo que vinha jogando. Com cinco minutos olhei para o banco e falei "hoje não vai ser a nossa noite" — criticou Renato.
Mais do que valer os três pontos, a partida foi um teste para o time titular que deve enfrentar o Flamengo, semana que vem, no Maracanã, pela Libertadores. Entretanto, o técnico afirmou que seu foco, agora, é o jogo do final de semana, contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. Ele acredita que o seu time foi tão mal contra o Bahia que um empate já teria sido um bom resultado para o Grêmio:
— Do jeito que a gente tava jogando, ganharíamos um ponto. Não é que a gente ia perder dois, iríamos ganhar um.
O técnico gremista também reconheceu os méritos defensivos do Bahia. Para ele, o adversário soube se fechar e o Tricolor não conseguiu superar as próprias dificuldades.
— O Bahia é uma boa equipe, é bem treinada, joga por uma bola. É difícil furar o bloqueio. Não é que você não consiga furar, mas no momento em que estás muito abaixo, tecnicamente, como esteve o Grêmio hoje… então, fica difícil — avaliou Portaluppi.
Renato defendeu seu grupo mesmo após a derrota com baixo rendimento. Ele acredita que os jogadores retomarão as boas atuações naturalmente.
— Hoje nós estivemos mal. Mas meu grupo tem crédito comigo. Há quanto tempo nós não jogávamos dessa forma? Tem clubes que jogam dessa forma todos os jogos, jogam mal. O Grêmio jogou mal hoje. Faz parte — ponderou Portaluppi, projetando como vai encarar o Flamengo na semana que vem:
— Voltar a fazer o que vinha fazendo: jogar e jogar.
Luan foi atendido pela equipe médica no banco de reservas depois de ser substituído durante o segundo tempo. O camisa 7 se queixou de dores no pé direito. Renato disse que ainda não havia conversado com a equipe médica para saber a situação do jogador.
O próximo jogo do Grêmio será contra o Fortaleza, no sábado (19), às 17h. Renato não adiantou qual time irá escalar, nem se vai poupar os titulares para que se preparem para o confronto da semana que vem contra o Flamengo, valendo vaga na final da Libertadores.
Ouça a coletiva de Renato Portaluppi na íntegra: