Confesso que foi uma derrota inesperada do Grêmio. Não que o Bahia fosse um time que não merecesse vencer, ou não soubesse se defender e jogar no contra-ataque. É uma equipe muito bem organizada, tem um excelente treinador e a própria campanha no Brasileirão é a prova clara da qualidade dos baianos.
Então, quanto ao adversário, a derrota era possível. Mas jogando na Arena, com bons desempenhos neste segundo turno, a torcida gremista esperava uma vitória. O técnico Roger é inteligente e soube marcar o time de Renato. No entanto, o Grêmio poderia ter jogado mais. Não soube se desvencilhar, assim como foi no empate com o Corinthians, da forte marcação adversária — diria quase uma retranca —, mas que tinha contra-ataques.
Everton tem recebido o combate de dois ou três jogadores, o que dificulta sua atuação. Embora tenha qualidade técnica, Tardelli se afasta muito da área do adversário. De qualquer modo, não quero achar desculpas para a derrota. O Bahia criou algumas chances e teve um pênalti esquisito a seu favor.
Outro jogo no Maraca
Tenho certeza, porém, de que este jogo não atrapalha a preparação para a decisão da próxima quarta-feira (16). O Flamengo oferecerá espaço jogando em casa, e o Tricolor poderá mostrar seu verdadeiro futebol.
Continuo acreditando numa grande partida contra o time carioca, e não será uma derrota eventual que irá mudar o rumo do que queremos. Seguimos fortes, seguimos na luta e seremos grandes como sempre no Maracanã.