João Antônio de Oliveira Martins, 53 anos, é um dos herois do tri da Copa do Brasil do Grêmio, conquistada com empate com o Flamengo, no Maracanã lotado, em 1997. Ele ainda defendeu outros seis times, incluindo o Inter, e se aposentou em 2000. O ex-jogador já atuou como auxiliar do time principal tricolor, em 2010, e hoje está na equipe sub-20.
A terceira Copa do Brasil conquistada pelo Grêmio, em 1997, foi decidida em um cenário parecido com o que o Tricolor se encontra hoje. Um empate na primeira partida, em casa, levou a decisão da taça ao Maracanã. No Rio de Janeiro, estádio cheio para ver um Flamengo ofensivo e cheio de jogadores habilidosos.
O gol veio em jogada rápida. Nela, João Antônio recebeu passe aéreo dentro da área do Flamengo, dominou colocando a bola entre as pernas do marcador e disparou para abrir o placar. Depois dele, Romário e Lúcio viraram para o time da casa, e Carlos Miguel empatou. Título para o Grêmio pelo saldo qualificado por conta dos dois gols marcados fora de casa.
João Antônio se formou em Educação Física em fevereiro. Ele trabalha como auxiliar técnico nas categorias de base do Grêmio, atualmente na equipe sub-20. Em 2017, comandou o time que foi campeão da Copa China América-Latina, disputada em Zhuhai.