O grupo de transição do Grêmio foi campeão da Copa China América Latina 2017 nesta sexta-feira (10), após vencer o Santos por 5 a 2. Ferreira, Gabriel Silva, Bruninho, Vini e Jhonathan marcaram os gols da partida disputada no Zhuhai Sports Center Stadium.
Mesmo com a vantagem de conquistar com apenas empate na última rodada por ter acumulado maior saldo de gols nas duas primeiras rodadas, quando venceu os chineses do Guangzhou R & F e do Guangzhou Evergrande.
Apesar da insistência do Grêmio, o primeiro tempo terminou sem gols. Na segunda etapa, aos 7, Ferreira abriu o placar. Dois minutos depois, Gabriel Silva ampliou. Aos 22, os santistas descontaram. Aos 27 minutos, Bruninho ampliou a vantagem. O Santos conseguiu descontar novamente quatro minutos depois. O gol da tranquilidade veio aos 43, com Vini. Ainda deu tempo para Jhonathan decretar o título, marcando o quinto gol gremista aos 44 minutos.
Alem do título, o Grêmio dominou os destaques individuais na competição. Renan foi o goleiro menos vazado. Ferreira o artilheiro do torneio com 4 gols anotados e Vico foi escolhido o craque da competição.
– Foi um jogo difícil, como era esperado. O Santos tem um time de qualidade, que soube valorizar a posse de bola e sair pro jogo. Conseguimos neutralizar as suas jogadas no primeiro tempo. Na etapa final, controlamos melhor a partida, dominamos as ações e aproveitamos as oportunidades criadas para fazer os gols e garantir a taça. Valeu o esforço e a dedicação de todos os atletas, comissão técnica e direção. Também a quem participou da preparação desde o início, como o preparador físico Marcel Cardozo. O resultado foi o primeiro título da história do Grêmio com suas categorias de base na China. Estou realizado com esta conquista de todos os gremistas – comemorou o técnico João Antonio.
A delegação gremista na China é chefiada pelo presidente Romildo Bolzan, junto ao chefe de gabinete Marco Bobsin, o assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz, e o diretor da Escola de Futebol, Deco Nascimento.
_ Foi uma honra chefiar a delegação aqui na China nestes dias. Acabamos conseguindo conquistar esse título inédito com uma grande atuação na última partida, diante do Santos. Conquistamos a torcida local, posso dizer que o Grêmio é um clube hoje com muita simpatia na China. A organização do torneio foi impecável. Estamos orgulhosos com o trabalho realizado. Voltaremos ao Brasil com mais uma taça para as categorias de base, com a certeza que, em breve, o profissional do Grêmio receberá novos talentos _ concluiu Gustavo Schmitz.
O Grêmio jogou com Renan; Mateus Pivô, Marcão, Zé Augusto e Gabriel Silva; Adrian (Vini), Natan (Felipe Dini) e Nikolas (Jhonathan); Ferreira (Bruninho), Vico (Martín Chaves) e Mateus Barcelos (Ramon).
Técnico: João Antonio.