Quando, depois de atuar contra o Corinthians, se esperava uma manifestação totalmente positiva falando de uma recuperação plena para chegar 100% contra o Flamengo na Libertadores, o volante Maicon surpreendeu. Preocupado, mostrou satisfação por ter voltado ao time, mas relatou um problema novo, e grave, com o qual passou a conviver após a recuperação de sua lesão muscular na panturrilha direita.
— Tenho que jogar para ter ritmo de jogo, mas não estou 100%. Estive com o problema na panturrilha e nos últimos dias reapareceu uma lesão muito chata no joelho. É uma dor muito forte que eu já tinha curado, mas que voltou a aparecer. Fiz exames e estou fazendo o possível para treinar e jogar. Por vezes, fica complicado até para caminhar — conta.
A tendência nos próximos jogos do Brasileirão, quando serão usadas datas de meios de semana, é de que Maicon não atue em todas as partidas, especialmente quando Matheus Henrique retornar da Seleção Brasileira. O ex-capitão gremista quer atuar no máximo de jogos possíveis, mas garante que alertará o treinador quando não tiver condições:
— Vou aproveitar os jogos que der. Vou falar para o professor (Renato) sempre. Quero jogar os jogos em que me sentir em condições, desde que ele queira me colocar em campo. Temos outros jogadores que podem estar melhor. Neste último jogo eu me senti bem, apenas sem o ritmo ideal por causa da parada. Quero estar bem contra o Flamengo, mas, se não estiver, darei lugar a quem estiver melhor.
Consciente de que a idade pode interferir em recuperações físicas dos jogadores, o camisa 8 chega a brincar, quando fez uma previsão para voltar a estar na plenitude de sua forma, comentando sobre a volta do companheiro e hoje capitão do time Pedro Geromel.
— Léo Moura e Zé Roberto são raridades no futebol por chegarem bem aos 40 anos (risos). Caras na faixa como a do Geromel e da minha sentem problemas que antes não sentiam e têm todo um trabalho diferenciado para pegar ritmo de jogo. Ele treinou e está bem. Eu já joguei e sigo melhorando — acrescentou.
Atualmente Maicon e Michel disputam a condição de companheiro de Matheus Henrique na equipe principal do Grêmio. O garoto está na Seleção Brasileira e, durante este período, o time vai ter novamente a dupla que chegou a ser titular em 2017, ano da conquista da Terceira Libertadores e que se viu separada com o surgimento de Arthur.