Apesar do mistério, o Flamengo dá algumas pistas sobre o time que enfrentará o Grêmio, na quarta (23), pela semifinal da Libertadores. O problema é que nem todas elas são, necessariamente, verdadeiras. O lateral Filipe Luís e o atacante Vitinho, ex-Inter, devem jogar, pois foram titulares na vitória por 2 a 0 no Fla-Flu, no domingo. As principais dúvidas são o lateral Rafinha e o meia De Arrascaeta, que voltam de lesão. E os indícios sobre eles podem ser falsos.
Na entrevista coletiva após o clássico, o técnico Jorge Jesus foi muito pessimista em relação ao aproveitamento dos dois atletas.
— São jogadores que ainda não estão em condições de ajudar. Temos pouco tempo, só três dias — disse o treinador.
A questão é que as declarações de Jesus não querem dizer muita coisa. Desde a passagem pelo Benfica, o português tem o hábito de passar informações falsas para a imprensa para confundir o adversário. Conforme informado pela imprensa carioca, o lateral Rafinha, em recuperação de uma fratura da face, deve ser titular — pode atuar com uma máscara protetora. Se o ex-jogador do Bayern de Munique não puder atuar, Rodinei será o seu substituto.
Já De Arrascaeta, de fato, dificilmente será titular. Na melhor das hipóteses, ficaria no banco de reservas. Afinal, o uruguaio foi operado no joelho esquerdo há pouco mais de duas semanas. E como Vitinho foi o escolhido para atuar no Fla-Flu, o ex-colorado larga com vantagem para iniciar o jogo contra o Grêmio. A outra opção seria o meia Reinier, garoto de apenas 17 anos.
Jorge Jesus comandou um treino fechado na manhã desta segunda, no CT do Ninho do Urubu. A provável escalação do Flamengo para a decisão tem: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão e Gerson; Vitinho, Everton Ribeiro e Bruno Henrique; Gabigol.
O único atendimento à imprensa ocorrerá no início da tarde desta segunda, quando um jogador concederá entrevista coletiva. Na terça, o treino será fechado novamente e, desta vez, nenhum atleta vai falar. Tudo para manter o mistério e dar poucas pistas, verdadeiras ou não, para o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi.