O preparo físico pode ser uma grande vantagem do Grêmio no jogo decisivo contra o Flamengo, no dia 23 de outubro, pela semifinal da Copa Libertadores. Segundo o atacante Diego Tardelli, o desgaste do time carioca já foi notado no jogo de ida, na Arena, que terminou em empate por 1 a 1. O jogador lembrou ainda que o time de Jorge Jesus não costuma poupar titulares e, além disso, vem sofrendo com lesões.
— No primeiro jogo, tivemos vários desfalques. A gente sabia que uma hora também ia acontecer isso no lado do Flamengo, também por eles não estarem poupando jogadores. A gente viu isso (desgaste) no próprio jogo daqui. Sentimos que o Flamengo teve uma queda de rendimento. Foi no nosso melhor momento no jogo que eles sentiram o desgaste físico —disse Tardelli, em entrevista coletiva após o treino desta segunda-feira (14), à tarde.
Enquanto o Grêmio recuperou o lateral-direito Léo Moura, o zagueiro Pedro Geromel e o volante Maicon, que estavam ou lesionados ou desgastados no jogo de ida, o Flamengo sofre com lesões. No momento, os laterais Rafinha e Filipe Luís e o meia Arrascaeta têm problemas médicos e correm o risco de desfalcar a equipe na partida de volta. Tardelli elogiou ainda a estratégia de Renato, de preservar os titulares em vários jogos do Brasileirão.
— O Renato faz isso não é de agora. Jogador precisa desse descanso. Não somos máquinas. Uma hora o corpo pede o descanso. O Renato é muito bom nessa parte. Como já foi jogador, entende o que passamos dentro de campo — completou.
Questionado sobre o fato de o Grêmio estar recuperando jogadores que estavam lesionados ou desgastados, Tardelli inicialmente deu a entender que o meia Jean Pyerre, com lesão muscular na coxa direita, dificilmente será titular contra o Flamengo. Porém, na mesma resposta, o atacante mencionou a possibilidade de o garoto ficar à disposição para o confronto decisivo no Maracanã.
— É o time que vinha jogando normalmente, o time titular, com Pedro Geromel e Maicon. Acho que o único que não vai jogar talvez seja o Jean Pyerre, que está lesionado ainda, mas está voltando e tem grandes chances de estar com a gente na quarta que vem. Com certeza a gente chega bem mais forte do que no primeiro jogo. Isso nos dá ânimo e esperança para conseguir a vaga na final — finalizou.