Depois de três anos, o Grêmio chegou em 2019 a sua primeira final de Brasileirão de Aspirantes. Nos dois anos anteriores, havia caído na primeira fase. Agora, o time foi avassalador. Comandado por Thiago Gomes, o Tricolor venceu 13 dos 16 jogos.
A campanha é alicerçada em jogadores que vêm se destacando na base. Ferreira é o principal nome — está suspenso para o jogo de ida desta segunda-feira (7). Ele, que estreou com a camisa do time principal na derrota para o Fluminense por 2 a 1, é o artilheiro com 11 gols. Com características semelhantes às de Everton e Pepê, deve ser presença frequente no elenco em 2020. Ele chegou ao Grêmio em 2015, mas rondou por clubes como São Luiz, Toledo e Cianorte. Destaque também para zagueiro Ruan e os meio-campistas Isaque e Jhonata Robert.
Outra parte do grupo finalista é composta por jogadores bastante conhecidos por Renato Portaluppi. O goleiro Phelipe, o zagueiro Rodrigues, o volante Darlan e os atacantes Da Silva e Guilherme Azevedo jogam ou já ficam no banco dos profissionais com frequência. Eles geralmente descem para acrescentar experiência em jogos dos aspirantes. O goleiro, inclusive, já foi elogiado por Taffarel, e esteve na Seleção principal.
— Dividir campo com Paulo Victor e Julio César tem sido muito importante. Na Seleção, pude também treinar ao lado de grandes estrelas, como Alisson, Cássio e Ederson — afirma Phelipe.
Além disso, o grupo tem jogadores que ainda ganham suas oportunidades no elenco sub-23 como o lateral Felipe, o volante Victor Bobsin, os meio-campistas Jonathan Varela e Matheus Frizzo e o atacante Léo Chu. Atletas que, como outras revelações, passarão por um processo de lapidação para ser alçados ao elenco profissional.
— Essa final representa uma chance para o Grêmio dar a vivência de uma final para esses atletas, ainda mais em Gre-Nal — enfatiza Thiago Gomes.
Segundo o treinador, chegar à decisão com a melhor campanha dá tranquilidade, mas por ser clássico, “tudo se equivale”:
— Da mesma forma que é para os atletas, esse Gre-Nal é uma grande oportunidade para mim e a comissão técnica. Podemos entrar para a história com o título nacional.