O grupo de transição do Grêmio, que disputa a Copa Seu Verardi e está classificado para a decisão do Brasileirão de Aspirantes, contra o Inter, ganhou alguns reforços. Cinco jogadores que treinam com o time principal estão à disposição do técnico Thiago Gomes: o goleiro Phelipe Megiolaro, o zagueiro Rodrigues, o volante Darlan, o meia-atacante Guilherme Azevedo e o atacante Da Silva.
A presença do quinteto na equipe de transição tem alguns motivos: o principal deles, ritmo de jogo. Dos cinco, quem mais jogou no time titular no ano foi o zagueiro Rodrigues, chamado por Renato Portaluppi no momento em que o grupo sofria com ausências e até os volantes Rômulo e Michel tiveram que atuar no setor. Desta forma, ele esteve em seis jogos e mostrou um bom desempenho — tanto que ganhou elogios de Kannemann.
— Ele foi muito bem. A gente fica feliz, porque ele é um grande guri, além de ser um grande jogador. Está trabalhando forte e bem no dia a dia. É muito bom quando caras como ele têm a possibilidade de jogar e fazer a coisa certa como ele fez. Além disso, encontramos outro jogador que pode ser utilizado e ajudar o time —disse o argentino, na ocasião.
Outro nome bastante elogiado no Grêmio é o do volante Darlan, que mantém as características das últimas revelações do clube, como Arthur e Matheus Henrique.
— Ele é um volante muito técnico, que gosta de jogar com a bola, de fazer o jogo apoiado e de construção. Sempre se destacou nos treinamentos e jogos com essa capacidade de controlar o jogo pela região central. Ele tem também um bom último passe e, com frequência, acha passe para gol e finalização. Gosta de pisar na área adversária para fazer gol e é um jogador muito identificado na área de marcação. Então, é da linha dos volantes que o Grêmio tem formado nos últimos anos — elogiou Thiago Gomes, técnico da equipe de transição, após o jovem de 21 anos ter feito sua estreia, como profissional, durante o Gauchão deste ano. Com Renato, o canhoto de São Borja atuou 10 vezes.
Presença constante nas convocações de seleções brasileiras de base, o goleiro Phelipe Megiolaro é mais uma aposta para o futuro. No grupo profissional, ele ficou apenas no banco de reservas, em cinco oportunidades — a última delas contra o São Paulo, no Morumbi. No clube desde 2013 — quando atuou na categoria sub-15, comandado por Tiago Nunes e ao lado de Jean Pyerre e Darlan, o paulista de 20 anos tem um currículo que impressiona para a idade. Em setembro do ano passado, ele foi convocado por Tite para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina. Além disso, compôs o período de treinos da Seleção Brasileira e ficou até mesmo no banco de reservas de Ederson, no amistoso contra o Catar, antes da disputa da Copa América.
Novidade no elenco principal após a disputa da Copa América, Guilherme Azevedo vem sendo observado por Renato Portaluppi.
— Vi o Guilherme treinando com o profissional, vi nos treinamentos, e era para trazê-lo há uns dois meses. Era a minha intenção, mas fui aconselhado pela direção a esperar, pois estava discutindo o contrato. O deixamos um pouco mais lá, na categoria de base, mas sabendo que iríamos trazê-lo para o elenco — disse Renato, no início de junho.
Canhoto que atua aberto pela direita e que tem como características a rapidez e o drible em velocidade, com a bola colada ao pé, o garoto de 18 anos é apontado como um "projeto de Everton". Por isso, já teve seu contrato renovado com o Grêmio até 2024 e com multa rescisória de R$ 360 milhões.
Goleador nas categorias de base, o atacante Da Silva já ganhou chances com Renato Portaluppi em três jogos do Brasileirão e teve seu contrato renovado até o final de 2022.
— É um centroavante de posicionamento, com presença de área e ótimo cabeceio. Gosta de jogar de costas para o gol, fazendo pivô. Um jogador de referência, com bom poder de finalização. Ele está aprimorando a questão técnica de atuar fora da área e evoluiu muito no jogo apoiado. É um centroavantão — destaca o técnico Thiago Gomes sobre o garoto, que passou a integrar o elenco principal após a lesão de Felipe Vizeu.
Os cinco jogadores dão um peso maior ao time de transição gremista e já foram utilizados na segunda partida semifinal do Brasileiro de Aspirantes, contra o Vitória, vencida pelo Grêmio por 3 a 0 — assim como nos confrontos diante do Laejeadense (2 a 0) e São José (3 a 1), pela Copa Seu Verardi.
As datas dos Gre-Nais que definirão o título do Brasileirão de Aspirantes ainda não foram confirmadas pela CBF, mas a tendência é que sejam os dias 6 e 13 de outubro.