Grêmio e Inter irão decidir o Campeonato Brasileiro de Aspirantes na próxima semana. Se a CBF ainda não definiu as datas e o horários dos confrontos, a convicção dos dois clubes no trabalho dos jovens atletas com idade profissional é gigante. Cada um, da sua forma, acredita na possibilidade de conquista e fornecer mais talentos para os elencos principais.
O Inter chega pela terceira vez consecutiva à decisão da modalidade. Além disso, busca o terceiro título — ganhou em 2011 e em 2017. Após um começo não muito positivo na atual edição, a equipe decolou até chegar a essa final.
O técnico Ricardo Cobalchini tem à disposição nomes conhecidos do torcedor colorado. O meia-atacante Netto, além de carregar a faixa de capitão, tem se destacado pela velocidade e boa finalização, mesmo atuando pelos flancos. Fábio Alemão e Jeferson, zagueiro e volante, respectivamente, agregam experiência após empréstimo a Paysandu e Paraná. Jogadores que costumam estar no grupo principal também figuram no time de aspirantes, como Keiller, Pedro Lucas, Roberto e José Aldo.
Pelo lado do Grêmio, o técnico Thiago Gomes também recebeu para a semifinal, contra o Vitória, atletas do time profissional, como o centroavante Da Silva, o volante Darlan e o zagueiro Rodrigues. Porém, há talentos próprios como o atacante Ferreira, que está suspenso por terceiro cartão amarelo para o primeiro jogo decisivo, os volantes Frizo e Varela, além do lateral-direito Felipe e o zagueiro Ruan.
O meia Isaque, que já atuou no Gauchão de 2018, voltou ao posicionamento antigo com a ida de Patrick para o time de cima. Antes utilizado pelas extremas, o jogador passou a atuar mais centralizado. Na vaga de Ferreira, artilheiro do campeonato com 11 gols, Léo Chu e Guilherme Azevedo brigam pela posição.